Direto da Taça: Arboleda Pinot Noir 2013, uma ótima surpresa dessa casta vinda do litoral chileno!

Data

Em recente degustação organizada pelo projeto Winebar, evento onde um grupo de convidados de diversos estados do Brasil degusta o mesmo conjunto de vinhos e troca impressões online,  provamos alguns vinhos varietais da chilena Arboleda Wines: um Chardonnay, um Carmenère e um Pinot Noir.
Os dois primeiros corresponderam às minhas expectativas e se mostraram vinhos bem regulares, dentro do estilo predominante destas castas no país. Por outro lado, o Pinot Noir me surpreendeu muito, apresentando aromas vibrantes de frutas vermelhas e folhas secas, associados a um paladar rico e equilibrado, sem contar com a presença habitual de fruta sobremadura e teor alcoólico elevado.
IMG_20150612_222745
 

 É claro que o fator “terroir” e uma vinificação sábia contribuíram decisivamente para a alta qualidade observada nesse vinho. Oriundo de um vinhedo plantado em 2005, situado a pouco mais de 10 km do Oceano Pacífico, na zona costeira do Valle de Aconcagua, esse Pinot Noir recebe influência direta de uma poderosa brisa marinha. Essa localização privilegiada possibilita um gradiente térmico mais elevado, com noites mais frias que na área central do vale, que potencializam o frescor e a complexidade do vinho.

Fermentado em tanques de aço inox abertos, em contato com leveduras nativas, esse Pinot Noir 2013 permaneceu entre 10 e 15 dias em contato com as suas borras antes de seguir para o amadurecimento de 12 meses em barricas francesas (25% novas). Pelo que constatei na degustação de uma dessas garrafas, o resultado obtido merece ser aplaudido de pé.

Importadora: Expand (preço sugerido:R$155,00)

 

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!