A França continua a ocupar o posto de maior produtor de vinhos do mundo e os Estados Unidos se consolidam como o maior mercado consumidor. Por outro lado, a China caminha rapidamente para assumir o ranking de maior área de vinhedos do planeta.
Segundo dados compilados pela OIV (Organização Internacional do Vinho), o processo de expansão vitícola da China segue a passos largos e atingiu quase 800 mil hectares de vinhedos ao final de 2014, convertendo o país no segundo maior produtor mundial em área plantada do mundo.
Mapa mundi com ranking de vinhedos pelo mundo (2013)
A China está atrás apenas da Espanha (com mais de 1 milhão de hectares de vinhas) e pouco à frente da França. Até o ano 2000, os vinhedos chineses representavam menos de 4% do total global. Em 2013 já ocupavam o quarto lugar no ranking (mapa acima) e ao final de 2014, essa área plantada está perto de alcançar 11% do total atual, segundo os dados da OIV.
Alguém duvida que eles serão os primeiros muito em breve? É certo que quantidade não é garantia de qualidade, mas já é um grande passo nessa direção. Latitudes adequadas não lhes faltam, resta apenas encontrar o terroir certo…