Direto da Taça: Aterciopelado 2014, o aveludado blend de País e Malbec da House Casa del Vino!

Data

Aterciopelado 2014
O nome escolhido para este vinho chileno não poderia ser mais apropriado: Aterciopelado (Aveludado, em espanhol), um blend feito com a “humilde” casta País (80%) e a potente Malbec (20%) que resulta numa inusitada combinação entre estilos bastante antagônicos.
Se por um lado a casta País pode oferecer taninos delicados e um bom frescor, a parcela de Malbec traz ao vinho uma concentração de fruta e taninos bem macios e maduros que funciona muito bem, recuperando um estilo de vinho regional quase perdido.
Elaborado sob a batuta do enólogo Jorge Martínez, o Aterciopelado é feito em cubas de cimento, cuja forma lembra um ovo, de onde segue para uma rápida passagem (3 meses) em barricas usadas de carvalho. O resultado desse trabalho enológico propiciou um vinho franco, com ótimo frescor, notas de ervas finas e uma certa mineralidade que o tornam muito fácil de beber. Considerando apenas alguns outros vinhos onde a País é predominante ou monocasta, este foi o que mais me agradou até o momento.
Vale ressaltar que esse vinho é fruto de um trabalho ousado chamado House Casa del Vino, proposto pelo grupo Belén aos enólogos que trabalham nas diversas vinícolas (Morandé, Zorzal, Vistamar, Mancura e outras) que ele controla. 
É a partir dessa incubadora experimental que estão surgindo os novos vinhos que irão ser lançados pelo conglomerado vitivinícola.  Os enólogos tiveram toda a liberdade para inovar e experimentar as técnicas e as combinações de castas que julgassem capazes de trazer um novo estilo ao vinho chileno.
Dessa ousada iniciativa nasceram vinhos como o Tiraziš (Syrah elaborado por Sven Bruchfeld), o Despechado (um Pinot Noir de Daniela Salinas), o Malmau (Malbec do Maule, de Matías Michelini) ou o Bestiário (corte 50/50 de País e Malbec feito pelos irmãos Michelini).  Todos eles já obtendo um bom reconhecimento da crítica especializada. 
Vale a pena ficar de olho no que essa vinícola experimental estará trazendo para o mercado. No Brasil, alguns de seus rótulos já estão disponíveis na importadora Grand Cru. O Aterciopelado, por exemplo, está sendo vendido por R$120,00.

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!