As Vinhas do Futuro: cientistas da Austrália apresentam como será o cultivo de videiras feito à distância!

Data

Câmara usada para medir a qualidade da uva
Pesquisadores australianos deram um pequeno vislumbre de como deverá ser o trabalho dos viticultores num futuro próximo, graças a três novas ferramentas tecnológicas. 
A primeira delas é um sistema desenvolvido pela equipe da Universidade de Adelaide: um aplicativo para iPhone que permite que os produtores meçam o crescimento da copa das vinhas. O dispositivo já está em fase final de testes e em breve deve chegar ao iTunes.
A segunda ferramenta é uma câmera que usa uma faixa de comprimento de onda próxima ao infravermelho (imperceptível ao olho humano) para avaliar em que estágio está o estresse hídrico da videira. 
A terceira inovação feita pela equipe é uma pequena máquina que se conecta através de eletrodos com a uva para medir a qualidade da uva. A tecnologia funciona de forma semelhante aos sistemas usados ​​para medir os níveis de gordura em seres humanos, passando uma corrente alternada através da uva para dar uma imagem de como suas células estão se comportando.
Esses três novos sistemas, combinados com alguns outros que também estão em fase de testes, são utilizados na “vinha do futuro”, um vinhedo de apenas um hectare no campus da universidade.
O principal objetivo da pesquisa é ser capaz de monitorar a vinha à distância, em seus diferentes níveis de desenvolvimento, de uma forma tão eficiente quanto aquela em que são necessárias inúmeras visitas dos viticultores ao local onde elas estão plantadas.

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!