Hamidullah Ilchibaev, um criativo morador da cidade russa de Chelyabinsk, construiu uma casa quase inteiramente com garrafas vazias de champanhe compradas ou doadas por restaurantes da região onde ele vive. A construção foi feita como um presente de casamento para seu filho mais velho.
Conhecida como o “Palácio de Oz”, a casa de Ilchibaev tem 99 m2 e consumiu cerca de 12.000 garrafas ao longo dos três anos necessários para construí-la. Usando as garrafas como substitutos para os tijolos, ele foi empilhando as garrafas com o fundo voltado para o lado externo sobre uma sólida fundação.
Para preencher os espaços vazios entre o revestimento interno da casa e os bicos das garrafas, ele derramou uma espécie de argamassa para mantê-las no lugar e garantir o isolamento térmico necessário para sobreviver aos rigores do clima local.
Assim, do lado de fora, vemos nitidamente o fundo das garrafas com sua característica tonalidade esverdeada, enquanto que na face interna, a casa tem uma aparência absolutamente idêntica as demais da vila.
A estimativa do “arquiteto” Ilchibaev é que a construção tenha uma vida útil de pelo menos 100 anos!