Mea Culpa: Robert Parker alerta que os altos preços criaram um sistema de castas no mundo do vinho!

Data

Robert Parker, o mais influente crítico de vinhos do mundo (amado e odiado por muitos…) admitiu pela primeira vez, em entrevista concedida a publicação The Drinks Business, que os altos preços praticados pela maioria das vinícolas mais famosas (cujos vinhos receberam altas notas concedidas por ele) estão fechando as portas para pessoas comuns e estão criando um “sistema de castas no mundo do vinho”.
Parker admitiu também que ele “é uma parte desse problema” e que as novas gerações de enófilos poderão ficar privadas de conhecer e degustar os melhores rótulos das principais regiões produtoras de vinhos finos do mundo. 
“Eu acho que este é um grave problema, pois significa que muito serão excluídos dentro desse sistema de castas, já que os grandes vinhos da Borgonha, de Bordeaux ou da Califórnia, se tornaram tão caros que as pessoas simplesmente não podem pagar por eles, sendo obrigadas a buscar opções em outro lugar.”, completou ele.
Parker criticou particularmente os châteaux de Bordeaux da margem esquerda (Médoc) na formação de seus preços, observando que eles são propriedades extensas e com uma produção de centenas de milhares de garrafas, enquanto os melhores produtores da Borgonha podem fazer apenas umas 200 caixas de vinho por ano.
“É claro que eu sou parte do problema do que vem acontecendo por lá, especialmente quando dou a eles altas pontuações. Mas a questão é que eu tenho de avaliar esses vinhos e, ao elogiá-los, eu espero que isso incentive outros produtores a fazer vinhos no mesmo nível e vendê-los por um preço mais justo, sem querer transformá-los em algo caro e extravagante.”
Ele também criticou os restaurantes que cobram caríssimo por esses vinhos famosos: “os restaurantes estão colocando margens elevadíssimas nestes rótulos, tornando o vinho de um modo geral numa bebida elitista, quando na verdade ele não é”, finalizou.
Fonte: The Drinks Business

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!