Vinhos de Aniversário: celebrando com Bordeaux e Barolo a safra de 1967!

Data

Château Rauzan Gassies e Terre del Barolo Riserva Speciale
Degustar vinhos do mesmo ano (safra) no qual nascemos é sempre um grande prazer, quase um “enofetiche”! É bastante provável que a maioria dos enófilos já tenha realizado (ou pretenda realizar) esse pequeno desejo vínico alguma vez. 
A grande dificuldade, na maioria das vezes, não reside tanto na longevidade do vinho, mesmo que ele já tenha 30, 40 anos ou mais, mas em conseguir encontrar uma garrafa dessas em bom estado de conservação e por um valor razoável.
De um modo geral, os Portos safrados (Colheitas e Vintages) são as opções mais acessíveis em termos de preço, disponibilidade e durabilidade para aqueles que desejam apreciar um vinho de seu ano de nascimento. Entretanto, poder degustar um grande vinho tinto (ou alguns raros brancos) de regiões onde eles necessitam de pelo menos duas décadas para atingir seu apogeu e exibir toda a sua complexidade, é uma satisfação ainda mais especial.
Por sorte e algum empenho em “correr atrás” desses vinhos, eu já tive a oportunidade de usufruir desse prazer algumas vezes ao longo da vida. Passados 48 “safras” do ano de meu nascimento (1967), está ficando cada vez mais difícil conseguir repetir essa experiência, mas sempre damos um jeito de fazê-lo.
Nesse ano a satisfação veio em dose dupla durante a celebração de mais um aniversário. Primeiro com um Château Rauzan Gassies (Bordeaux) e depois com um Barolo Riserva Speciale (Piemonte), ambos os vinhos reconhecidamente longevos e que necessitam de tempo para expressar suas qualidades, oriundos de uma época em que as técnicas de vinificação ainda não aceleravam tanto o momento de consumo ideal de um vinho.
O Château Rauzan Gassies 1967, um 2ème cru de Margaux, revelou-se um vinho bem acima de minhas expectativas (a safra foi bastante fraca em Bordeaux), fazendo valer mais a qualidade de seu produtor que a avaliação média da safra. 
O vinho exibiu um lindo tom grená brilhante, com um halo de evolução muito discreto. Repleto de aromas delicados mas bastante presentes de frutas secas, defumados e couro úmido, ele surpreendeu à todos com seu refinado bouquet. Na boca, um equilíbrio excelente entre taninos e acidez resultou num caldo muito equilibrado e, ao mesmo tempo, instigante que perdurou por vários segundos no palato. Um ótimo Bordeaux que provavelmente não beberei de novo, mas que certamente jamais esquecerei. 
Assim como o Bordeaux, o Barolo Riserva Speciale 1967 da Cantina a Terre del Barolo, um vinho garimpado nos subterrâneos de uma pequena loja de vinhos em Alba (Piemonte), também era um vinho que necessitava de muito tempo de guarda para ser bebido. A grande diferença é que no caso dos Barolos, 1967 era uma safra muito bem avaliada.
Mas como no mundo do vinho tudo é relativo e pontual, apesar de ainda estar agradável, esse Barolo se revelou um pouco aquém das minhas expectativas: a idade parece ter sido mais ingrata para ele que com o Bordeaux. A coloração estava perfeitamente compatível com um Nebbiolo tão antigo, com um tom vermelho atijolado bem característico. No nariz, aromas de chá preto, funghi secchi, madeira velha e alcatrão (mais evidente do que gostaria) se alternaram na taça, enquanto no paladar o vinho deixou uma impressão de ter passado de seu melhor momento, com taninos sutis e acidez discreta. Mesmo assim, foi capaz de expressar bem a tipicidade de um Barolo envelhecido.
No fim das contas, independente de todos os detalhes olfativos e gustativos dos vinhos, o que importa é que eles cumpriram muito bem o seu papel: tornar a comemoração de uma data especial em um momento inesquecível!
Se quiser procurar os melhores vinhos do ano de seu nascimento (de 1950 em diante), use a ferramenta de busca no topo da página do blog e localize os posts que escrevi sobre cada deles nos últimos 50 anos e vá em busca deles para uma ocasião especial. Certamente o esforço valerá a pena!

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!