The Klout Score: índice aponta as 20 maiores influências mundiais sobre vinhos nas mídias sociais!

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Existe um grande número de publicações e pessoas que tem uma influência global quando o assunto é vinho. Esse universo é amplo e diversificado o suficiente para que qualquer um de nós possa escrever e compartilhar suas experiências de muitas formas diferentes.
Personalidades e publicações internacionais como Robert Parker (Wine Advocate), Jancis Robinson, Wine Spectator e Decanter, já estabelecidas nesse meio há muito tempo, são os nomes que primeiro vem às nossas mentes. Eles construíram suas reputações ao longo das últimas duas ou três décadas, valendo-se principalmente de publicações impressas e que migraram recentemente para o meio digital.
  
No entanto, de alguns anos para cá, a internet tem alavancado de maneira significativa a presença de novas plataformas de informação. Sites como o buscador Wine-Searcher, os fóruns Cellartracker e Snooth e alguns blogs como o Wine Folly e o Wine Anorak, atingiram uma relevância mundial. Essa influência passou a ser medida nos EUA pelo site Vinepair através do índice Wine Web Power Index, classificando as entidades vitivinícolas de acordo com seu impacto no mercado do país.
Mas as coisas começam a tomar um novo rumo: as mídias sociais estão trazendo novas interações para dentro do mundo do vinho. Elas permitem que as pessoas (e entidades) compartilhem informações sobre vinho de forma muito mais dinâmica e interativa. Agora, muitas pessoas passam mais tempo trocando informações e se divertindo com o tema através das redes sociais do que fazendo a leitura de artigos acadêmicos em sites ou livros.
Para avaliar a relevância dessas novas entidades dominantes nas mídias sociais (Twitter, Facebook, Instagram, Google+, etc…) o site Klout criou seu “Klout Score”, um índice que agrega uma série de fatores (mais de 400) em oito diferentes redes para medir a influência online de cada uma dessas plataformas (sejam simples usuários ou sites especializados.
O que importa nesse índice é o quanto um conteúdo é curtido, compartilhado ou comentado, proporcionando uma noção da influência do usuário e sua interação com a comunidade mundial do vinho. Apesar da “fórmula” de pontuação adotada pelo Klout Score ser ainda um segredo (e sujeita a controvérsias), ela parece ser a métrica mais acessível até o momento.
A tabela abaixo reúne os Top 20 no Klout Score, além do índice Vinepair (que mede também mede a influência online) e do número de seguidores  no Twitter e no Facebook: 
Klout  Influência Site Twitter Facebook Vinepair 
86 Wine Spectator winespectator.com 162K 190 k 2
84 Jancis Robinson jancisrobinson.com 232K 8,8 k 9
82 Tim Atkin timatkin.com 39K 5.0K
82 Jamie Goode wineanorak.com 30K 1,7 k 18
81 The Wine Wankers thewinewankers.com.au 165k 2,4 k 16
80 Jon Thorsen reversewinesnob.com 194k 24K 5
80 Alder Yarrow vinography.com 23K 14
79 Julien Michael socialvignerons.com 143 k 10,1 k
78 Snooth snooth.com 17K 38K 6
77 Randall Grahm beendoonsolong.com 329K
77 Luiz Alberto thewinehub.com 30K 5,9 k 28
77 Katherine Cole katherinecole.com 5K
77 Marilena Barbera cantinebarbera.it 5K 1,5K
77 Paul Maybray vintank.com 5K 2,4 k 26
76 Andre Ribeirinho andrerib.com 6K 1,0 k
76 Magnus Reuterdahl vinotinto.wordpress.com 3K 0,2 k
74 Fabien Lain‚é vindeling.com 3K 2,1 k
74 Andrea Gori vinodaburde.com 3,7 k 7,3 k
73 Nannette Eaton wineharlots.com 66K 1,0 k 22
73 Ted Lelekas telegourmet.org 2,6 k
73 Meg Maker makerstable.com 8,4 k 0,5 k

A pontuação do Klout Score pode mudar um pouco de acordo com o número de horas dedicadas ao engajamento nas mídias sociais,  particularmente na faixa dos 72 a 74 pontos. A tabela acima foi feita através do acompanhamento de alguns poucos dias, possibilitando que alguns números apresentem leve discrepância.
Fonte: Social Vignerons


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