Maison Lanson começa a usar barricas de carvalho para incrementar seus champagnes!

Data

Após um vultoso investimento de 15 milhões de euros na renovação das instalações de sua adega, a tradicional maison de Champagne Lanson decidiu começar a usar barricas e tonéis de carvalho para incrementar a qualidade de seu Black Label Brut NV, segundo informou o novo chef de cave Hervé Danton.
Os tonéis são destinados para os vinhos base dos futuro Black Label Brut NV, enquanto que as barris no centro (foto acima) estão reservadas para o amadurecimento dos vinhos usados no Clos Lanson, rótulo que deverá ser lançado ainda este ano.
De acordo com Danton, a madeira trará “arredondamento e cremosidade” extra para o Lanson Brut NV, que não sofre fermentação malolática, e, consequentemente, possui uma firme estrutura ácida.
Os primeiros vinhos colocados nos novos tonéis eram da safra passada, significando que os consumidores só verão os resultados da influência do carvalho no champagne depois de uns três anos, já que o Black label necessita de pelo menos 30 meses de envelhecimento sobre as borras antes de ser liberado.
“Colocar os vinhos que não passaram pela malolática em grandes tonéis de carvalho traz muita cremosidade ao paladar e maior complexidade”, comentou Danton, ressaltando que esses novos tonéis foram usados apenas para o envelhecimento dos vinhos, e não para sua fermentação.
Os novos recipientes de carvalho também estão sendo usados para amadurecer os vinhos de reserva da maison, aqueles vinhos das safras anteriores usados ​​para fazer o blend final com o vinho base da safra mais recente e produzir os non-vintage da Lanson.
É importante ressaltar que isso não chega a ser uma “inovação” na Champagne, antes da chegada dos tanques de aço inoxidável na indústria do vinho nos anos 1970, as maisons empregavam tonéis de carvalho tanto para fermentar quanto para amadurecer seus champanhes. Às vezes, uma volta ao passado faz muito bem ao vinho!
Fonte: The Drinks Business

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!