Direto da Taça: Zorzal Eggo Filoso Pinot 2013, uma grata surpresa das alturas de Gualtallary!

Data

Zorzal Eggo Filoso Pinot 2013
A jovem vinícola Zorzal, fundada a menos de uma década e pertencente a investidores canadenses e aos enólogos Matias e Juan Pablo Michelini, vem conquistando um importante espaço no cenário vitivinícola da Argentina nos últimos anos. 
Situada em Gualtallary, na região mais elevada do Valle de Uco (1.350 metros acima do nível do mar) e aos pés do vulcão Tupungato, a Zorzal tem explorado esse terroir com muito zelo e sabedoria, produzindo vinhos que valorizam a fruta fresca em detrimento da sobrematuração e do uso de madeira. Na contra-mão da maioria das vinícolas argentinas modernas, mas já antecipando uma nova tendência, ela vem dando ênfase a austeridade e não a exuberância em seus vinhos. 
Graças a essa filosofia enológica e a qualidade do terroir de Gualtallary, finalmente degustei um Pinot Noir argentino produzido fora da Patagônia que me surpreendeu positivamente. O Filoso Pinot 2013 mescla uma ótima estrutura tânica, com acidez vibrante e tipicidade da casta com grande precisão. 
Matias Michelini e um de seus tanques de cimento

Elaborado dentro de peculiares cubas de cimento em formato de ovo, onde os cachos de uva são colocados inteiros para causar a fermentação alcoólica dentro das bagas (processo conhecido como fermentação carbônica) durante pelo menos oito meses (podendo chegar a 18 meses). Terminado esse processo, o mosto é finalmente prensado e retorna aos “ovos” de cimento por mais 6 meses antes de ser engarrafado diretamente dali, sem nenhum tipo de trasfega ou filtração.

Seguindo esse método de vinificação, os irmãos Michelini suplantaram todas as minhas expectativas para um Pinot Noir vindo da macrorregião mendocina. Apesar de uma certa turbidez na cor (algo esperado para um vinho elaborado deste modo), a paleta aromática e a sensação de frescor e mineralidade obtida é extremamente agradável. Tudo isso combinado com uma dose moderada de álcool (12,8%), torna o Filoso uma grande referência para novos vinhos baseados na Pinot Noir nesta zona vinícola. Que esse vinho tenha discípulos!

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!