Durante uma conferência de imprensa realizada ontem em Londres, Robert Paker, o veterano e controvertido crítico de vinhos e fundador da Wine Advocate, confirmou que a partir de agora a responsabilidade pelas avaliações en primeur dos vinhos de Bordeaux passou para Neal Martin, membro desde 2006 da equipe de avaliadores da publicação.
Descrevendo essa mudança como inevitável e natural, Parker que acompanha as campanhas en primeur desde 1978, disse que isso não indica o fim de sua carreira nem de seu envolvimento com o Bordeaux. Ele vai continuar a avaliar os vinhos após o lançamento e reavaliar safras antigas (aliás o mercado está ansioso pela nova análise dele sobre a evolução da safra 2005).
Apesar disso, esse processo de afastamento gradual dos vinhos de Bordeaux é um movimento que vai definir uma nova geração de críticos, especialmente de seu sucessor. A própria Wine Advocate faz questão de afirmar que a equipe da publicação é muito mais do que apenas Robert Parker.
Robert Parker pode não ter desaparecido completamente do cenário de Bordeaux, mas será interessante observar a influência que esse novo “Team Wine Advocate” terá sobre o mercado de vinhos. Algo que só o tempo e as safras nos dirão…