Doenças nas videiras voltam a assombrar os viticultores da França!

Data

Tronco de videira doente
Viticultores e autoridades francesas estão cada vez mais preocupadas com a crescente manifestação de doenças nas vinhas do país. Segundo os dados mais recentes apresentados pelo governo, mais de 100.000 hectares de vinhas foram perdidos ao longo de 2014.
As principais doenças encontradas nos vinhedos franceses são a Esca , a “Black Dead Arm” e a Eutypa, responsáveis pela redução potencial de 13% no volume de vinho do país em 2014, de acordo com as estatísticas do Ministério da Agricultura e do Instituto Francês do Vinho (IFV). Traduzindo em números, o prejuízo gerado por essas perdas no ano passado representou o equivalente a 1,14 bilhão de euros na produção de vinhos.
“Esse é agora um problema econômico real”, disse Pierre Van Ruyskensvelde, diretor-geral da IFV. “É a principal prioridade para a indústria do vinho, não só na França, mas em toda a Europa”, disse ele.
O CIVB, entidade que gerencia a produção de vinhos em Bordeaux, também relatou taxas de infecção nas videiras acima da média, especialmente nas vinhas de Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc. Na Borgonha, a Chardonnay e Pinot Noir tem se mostrado mais resistentes, apesar de alguma preocupação com a Esca em algumas regiões. Já no pequenino Jura, as videiras de Savagnin e Trousseau estão entre as castas mais afetadas por doenças segundo os dados do Ministério da Agricultura da França.
Acredita-se os problemas com as doenças nas videiras cresceram muito desde que as autoridades proibiram o uso do arsenito de sódio, considerado muito tóxico, nas videiras a partir do ano de 2001. O Dr. Florence Fontaine, cientista que pesquisa o assunto, disse que o único produto autorizado a ser comercializado atualmente na União Europeia, o Esquive WP da Bayer, só consegue reduzir o impacto dessas doenças, sem no entanto ser capaz de curá-las. 
Fonte: Decanter

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!