Conheça o vinho mais antigo do mundo, com quase 1700 anos de idade!

Data

Descoberta em 1867 durante uma escavação numa ruína mortuária romana situada na cidade de Speyer, na Alemanha, essa garrafa foi a única dentre as várias encontradas que resistiu ao tempo e preservou aquilo que se considera o vinho mais antigo do mundo.
Estima-se que a garrafa remonte ao ano de 325 d.C, ou seja, teria quase 1700 anos de idade. Única sobrevivente entre as 16 encontradas, ela tem uma capacidade equivalente a uma magnum atual (1,5 litros) e foi colocada na tumba para acompanhar um casal de nobres romanos em sua jornada na outra vida. 
Os pesquisadores que analisaram a garrafa acreditam que ela foi produzida na área circundante do que hoje é a Alemanha em algum momento durante o século IV (ela foi datada entre 325 e 350 d.C). 
Depois de sua descoberta, a garrafa passou por uma primeira análise por químicos alemães durante a Primeira Guerra Mundial e desde então encontra-se conservada e exposta no Museu Histórico de Pfalz, onde especialistas debatem sobre a possibilidade de abrir a garrafa e analisar novamente o seu conteúdo. 
Uma coisa é certa: não deve estar nem um pouco palatável…

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!