Direto da Taça: Vincent Girardin Chassagne-Montrachet 1er Cru "La Romanée" 2007, um refinado branco da Côte de Beaune!

Data

Vincent Girardin Chassagne-Montrachet 1er Cru “La Romanée” 2007
Na segunda metade do século XIX a pequenina, mas privilegiada vila de Chassagne incorporou o “Montrachet” ao próprio nome, designação do vinhedo Grand Cru que produz um dos mais célebres vinhos brancos do mundo e que se situa parcialmente dentro de seus limites (a outra parte, contígua a ela, fica na vila de Puligny-Montrachet). 
Porém, nem só do ilustre Montrachet e de outros dois Grands Crus (Bâtard-Montrachet e Criots-Batârd-Montrachet) vive essa apelação da Côte de Beaune, pródiga em vinhos brancos. Chassagne-Montrachet também é repleta de ótimos vinhedos Premier Cru, dentre os quais está o “La Romanée”.
Mapa de Chassagne-Montrachet
(dentro do círculo, o Premier Cru La Romanée)
Situada na zona de vinhedos mais alta de Chassagne-Montrachet, conhecida como Grande Montagne, o Premier Cru La Romanée possui apenas 3,35 hectares e figura entre os melhores terroirs da apelação de nível 1er Cru. 
A Maison Vincent Girardin possui ali uma pequena parcela de terras com vinhas de cerca de 45 anos onde produz seu vinho “da forma mais natural possível”, sem aditivos ou defensivos agrícolas, utilizando técnicas biodinâmicas, buscando extrair o melhor que as vinhas, o solo e o clima podem lhes dar.
O vinho fermenta com o auxílio de leveduras selvagens e amadurece por 18 meses em barricas de carvalho francês (25% novas) com 228 litros de capacidade em contato com suas borras. Um mês antes do engarrafamento, o vinho das diversas barricas é trasfegado para um tanque de inox onde é feito o blend final, a filtração e o engarrafamento respeitando o calendário lunar.
Impressões de degustação:
Visual muito cristalino, começando a tender para uma tonalidade amarelo ouro. Aromas insinuantes de damasco e pêssego frescos, flores brancas e um leve toque cítrico. Paladar ligeiramente untuoso, mineral e com boa acidez e persistência. Apesar da safra não ter sido muito satisfatória na região, o resultado obtido nesse vinho de quase 7 anos me agradou bastante.

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!