4ª edição da "Grande Prova Vinhos do Brasil" começou hoje no Rio de Janeiro!

Data

Sob a batuta do especialista em vinhos e jornalista Marcelo Copello e escoltado por um corpo de jurados de alto gabarito, teve início hoje no no Rio Othon Palace Hotel, em Copacabana, a 4ª edição da “Grande Prova Vinhos do Brasil”, a maior degustação às cegas de vinhos do país, reunindo cerca de 1500 garrafas das principais zonas do país.
O evento segue até o dia 12 de dezembro e vai avaliar amostras divididas em 22 categorias que servirão de base para a classificação dos melhores vinhos do Brasil disponíveis no mercado. Uma das novidades desta edição é a participação, como jurado, do único Master Sommelier da língua portuguesa, João Pires, nascido em Moçambique e radicado em Londres.
Os vencedores de cada categoria serão divulgados no Anuário Vinhos do Brasil 2015, uma publicação bilíngue, editada em parceria entre o grupo Baco Multimídia e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), trazendo um panorama completo da indústria do vinho brasileira, das regiões produtoras, das variedade e do enoturismo.
O grupo de 21 jurados inclui nomes como: os portugueses João Pires, único Master Sommelier da língua portuguesa, radicado em Londres, e José Santanita, sommelier português da empresa Wine Senses; Gilberto Pedrucci (Sindivinho/Ibravin), Ricardo Farias (presidente da Abs Rio); Célio Alzer (consultor do supermercado Zona Sul); Deise Novakoski (sommelier e colunista de O Globo); o jornalista Bruno Agostini; Thiago Roberto (eleito Sommelier do Ano 2014, no concurso realizado pelo Rio Wine and Food Festival, em parceria com a ABS-Rio), o enólogo André Perez Júnior, além de Sergio Queiroz (Grupo Baco Multimídia) e Marcelo Copello (grupo Baco Multimídia), que preside o júri.
Conheça as categorias que serão avaliadas:
1. Espumante Brut branco
2. Espumante Brut rose
3. Espumante Extra-Brut, Nature branco
4. Espumante Extra-brut, Nature rose
5. Espumante Prosecco/Glera
6. Espumante Moscatel e demi-sec, branco
7. Espumante Moscatel e demi-sec rose
8. Branco Chardonnay
9. Branco Sauvignon Blanc
10. Branco Gewurztraminer
11. Branco Riesling itálico
12. Branco de outras castas e cortes brancos
13. Tinto Cabernet Sauvignon
14. Tinto Merlot
15. Tinto Tannat
16. Tinto Pinot Noir
17. Tinto Cabernet Franc
18. Tinto Marselan
19. Tinto de outras castas
20. Cortes tintos
21. Rosés
22. Doces e fortificados
A dinâmica, o regulamento e as etapas podem ser consultados no site oficial do evento em www.riowineandfoodfestival.com.br/prova-brasil/.
Fonte: Ibravin

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!