Casanova, a casta "mãe" de algumas das mais importantes varietais do mundo é salva da beira da extinção!

Data

Gouais Blanc, a “Eva” do mundo das uvas…
Apelidada de “Casanova”, por conta de sua ancestralidade como “mãe” de várias das principais castas do mundo atual, a rara casta vinífera Gouais Blanc foi salva do perigo de extinção graças ao trabalho de voluntários suíços e de um cientista, o renomado geneticista de uvas José Vouillamoz, co-autor do livro Wine Grapes,
A Gouais Blanc ganhou notoriedade há 15 anos, quando um estudo revelou que ela era a “uva-mãe” de muitas variedades, como a Chardonnay e a Gamay. Porém, apenas algumas pequenas parcelas de vinhas dela existiam no mundo. Uma delas, escondida a mais de 1.100 metros de altitude, na região suíça do Haut-Valais, foi salva de ser arrancada por um projeto da comunidade local sob liderança do Dr. Vouillamoz.

Contando com o auxílio do enológo local Josef-Marie Chanton, Vouillamoz criou uma associação para comprar e resgatar essa vinha histórica. Após três anos de intenso trabalho para a renovação do vinhedo de apenas 0,2 hectares. plantado num declive entre 60% ​​e 70% de inclinação, contém hoje outras 12 variedades raras e foi batizado como “VinEsch”, uma homenagem a aldeia vizinha.

Mantido por pequenos muros de pedra, “os 27 terraços do vinhedo de Haut-Valais são os únicos onde a Gouais Blanc foi continuamente cultivada desde a Idade Média”, disse Vouillamoz para a revista inglesa Decanter.

Fonte: Decanter

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!