Painel de Degustação: Châteauneuf-du-Pape, uma encantadora alquimia de castas nas safras 2006-2009!

Data

Châteauneufs-du-Pape, as grandes estrelas do sul do Rhône…
Essa pequenina apelação é mundialmente conhecida por ter sido a primeira A.O.C. (appellation d’origine contrôlée) regulamentada da França e por ter sido moradia papal no início do século XIV, cujo castelo construído em Avignon serviu de inspiração para batizar a região como “castelo novo do Papa, em tradução literal.
Fatos históricos à parte, atualmente os vinhos dessa apelação são famosos mesmo graças a sua grande qualidade (contando com um ajudinha especial das altas notas que o crítico Robert Parker costuma lhes dar). Os tintos, que representam mais de 90% da produção, são elaborados com base em três castas majoritárias (Grenache, Syrah e Mourvèdre), mas podem incluir mais de uma dezena de outras castas em sua composição.
  
Nesse painel de degustação foram reunidos nove Châteuneufs-du-Pape de safras recentes (2006 a 2009) para avaliar sua qualidade e estágio de evolução. Apesar de algumas pequenas surpresas, o resultado final da degustação demonstrou o excelente nível que esses vinhos podem alcançar mesmo com poucos anos de guarda.
Na sequência de fotos abaixo, a classificação final dos vinhos (em ordem decrescente de preferência) e as respectivas notas dadas pela Wine Advocate (RP) e Wine Spectator (WS) que participaram da prova: 
Domaine de Beaurenard Cuvee Boisrenard 2007 (RP92/WS95)
Clos des Papes 2009 (RP95/WS96)

Clos de Papes 2006 (RP98/WS95)

Xavier Vignon 2006 (RP90)

Les Pierres Grillées 2009

Bosquet des Papes “A la Gloire de mon Grand-Pére” 2007 (WS92)
Domaine des Sénéchaux 2009 (RP94/WS93)
E. Guigal 2006 (RP91)

Xavier Cuvée Anonyme 2009 (RP96)
Para quem chegou até aqui e quer ver mais sobre a belíssima região de Châteauneuf-du-Pape, recomendo assistir esse pequeno vídeo a seguir (em francês, com legendas em inglês)…

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!