Direto da Taça: Herdade do Mouchão Tonel 3-4 2001, um verdadeiro "Moushow" do Alentejo!

Data

Herdade do Mouchão Tonel 3-4 2001, um clássico inconteste do Alentejo!
Não há nada como uma boa dose de paciência e o transcorrer do tempo para que possamos usufruir de um grande vinho em sua plenitude. Assim aconteceu com essa garrafa de Mouchão Tonel 3-4 2001, certamente um dos três melhores vinhos tintos produzidos no Alentejo.
Lançado pela primeira vez em 1996, essa edição especial do Mouchão tradicional só existe graças a acurada percepção de seu enólogo, Paulo Laureano, que identificou um diferencial muito positivo nos vinhos que amadureciam nos tonéis de números 3 e 4 da vinícola. 
Mas não havia nada de “numerologia” para justificar essa qualidade superior dos tonéis 3 e 4, e sim as madeiras usadas em sua confecção. Laureano descobriu que a Alicante Bouschet, casta com a qual este Mouchão é integralmente feito, amadurece melhor nestes tonéis por que foram construídos com aduelas de carvalho português e de macacaúba, uma madeira de origem brasileira.
Como a proposta deste vinho é expressar a máxima excelência das vinhas de Alicante Bouschet da Herdade do Mouchão, ele só é elaborado em safras nas quais a qualidade das uvas foi irretocável. Tamanho rigor permitiu que apenas seis safras (1996, 1999, 2001, 2003, 2005 e 2008) tenham sido lançadas até hoje. 
Apesar de ainda não ter degustado a de 2008, posso assegurar que as cinco anteriores que já tive o prazer de degustar em ocasiões distintas, demonstraram qualidade mais que suficientes para que ele pudesse ser rebatizado por mim como “Moushow”, um espetáculo vínico do qual o Alentejo e a Herdade do Mouchão podem ser orgulhar.
Impressões de degustação:
A coloração quase violeta da Alicante Bouschet quase não se alterou ao longo desses 13 anos, mantendo um vigor e um brilho muito característicos. Apesar de ainda estar bem evidente, o caráter de frutas negras, típico desse vinho, cedeu espaço para uma fragrância floral, terrosa e muito complexa. O paladar exibiu um equilíbrio perfeito, com taninos muito bem polidos, madeira integrada, bem dosada e um final de boca suave e muito persistente. Um (mou)show!

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!