Dia do Vinho do Porto: o mais célebre vinho de Portugal comemora 258 anos de vida!

Data

Há exatos 258 anos nascia o primeiro vinho com denominação de origem do mundo!
No longínquo dia de 10 de Setembro de 1756 surgia nas íngremes terras ao redor do rio Douro, em Portugal, a primeira iniciativa pra delimitar e demarcar uma região vinícola no mundo. Sob o comando do famoso Marquês de Pombal, foi instituída a Companhia Geral das Vinhas do Alto Douro, entidade que ficaria responsável pela delimitação e regulamentação da produção dos vinhos fortificados que, mais tarde, seriam conhecidos em todo o mundo como os “Vinhos do Porto”.
Assim como já fazem os argentinos com seu “Malbec World Day”, celebrado em 17 de abril, os portugueses instituíram agora o seu “Port Wine Day” neste 10 de setembro, homenageando nessa data histórica o mais célebre de seus vinhos.
A programação deste primeiro evento anual acontece na cidade do Porto e está aberto ao público, contando com um seminário repleto de especialistas vindos de todas os cantos do mundo, seguindo de um grande almoço comemorativo. 
No edifício da Alfândega do Porto, haverá também um evento reservado apenas para convidados e especialistas: uma prova de 78 Vintages da primeira década deste século, representando 30 dos mais importantes produtores de Vinho do Porto. A prova será conduzida pela MW Debra Meiburg e por Ferrán Centelles, antigo sommelier do restaurante catalão El Bulli. 
Se o primeiro “Port Wine Day” já nasce tão grandioso, só podemos esperar que ele cresça ainda mais a cada nova edição. Um brinde ao Vinho do Porto!

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!