Oak Master, uma rolha que vem com seu próprio chip de carvalho!

Data

Oak Master, a “evolução” dos chips de carvalho…
De acordo com o site espanhol 19 Lineas, esse novo artifício na elaboração de vinhos foi desenvolvido especialmente para melhorar as qualidades organolépticas dos vinhos jovens (e de outras bebidas alcoólicas como o whisky ou a cerveja). A Oak Master une uma simples rolha de cortiça com um pedaço de madeira em sua base, constituído de diversos tipos de carvalho (americano ou francês) e de intensidade de tosta (leve, médio ou extra). 
A ideia por trás dessa nova “ferramenta” é permitir que, no caso do vinho, qualquer pessoa possa personalizar sua bebida, participando diretamente do processo de elaboração, escolhendo entre as distintas variedades de carvalho e intensidade de tosta. 
Segundo Samuel Soriano, o criador da Oak Master, ele é a primeira vedação de cortiça natural do mundo que possibilita a um vinho jovem passar por um processo de “madeirização”, melhorando sua qualidade geral, sua complexidade e aportando-lhe aromas e matizes do carvalho tostado.
Outro aspecto interessante da Oak Master é o econômico. Para se ter uma ideia, com 1 m³ de carvalho convertido na forma de barricas obtemos o equivalente a 5.400 garrafas ao longo de 4 anos, enquanto nesse sistema podem ser produzidas 140.000 garrafas.
Essa iniciativa pioneira se propõe a revolucionar a enologia clássica, permitindo que se obtenham “vinhos sob medida” para o consumidor, adaptando os aromas e sabores de acordo com sua predileção, combinando diretamente as distintas variedades de uva com carvalho de alta qualidade.
Na minha opinião esse Oak Master é mais uma daquelas engenhocas feitas para criar vinhos artificiais e que não refletem o caráter original de uma casta e seu terroir. Posso compreender a necessidade da indústria vinícola de buscar soluções para tornar mais palatáveis os vinhos produzidos em larga escala para o consumo de massa, mas pessoalmente não tenho muito interesse em vinhos que adotem esse tipo de “solução”. Se ela servir para ampliar a base de consumo do vinho no mundo, que seja bem-vinda!

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!