A "Batalha do Vinho" em Haro: Celebrando o dia de São Pedro de uma maneira bem diferente!

Data

Festa junina com vinho: dia de São Pedro é celebrado com batalha de bebida na Espanha

Nada de canjica, fogueira ou quentão: no dia 29 de junho, dedicado a São Pedro, a festa na cidade espanhola de Haro é consagrada ao vinho. Tradição da região de La Rioja, a Batalha do Vinho de Haro reuniu neste domingo mais de 900 pessoas, entre moradores e turistas, que se encharcaram em cerca de 130 mil litros da bebida. 
Parte das atrações do Festival do Vinho na cidade, o ritual da batalha começa cedo, por volta das 7h, quando os festeiros seguem juntos até os Rochedos de Bilibio, nas imediações do município. Por lá, parte dos visitantes seguem até uma capela, onde é celebrada a missa do dia. 
Após o culto, a queima de fogos de artifício sinaliza o início oficial da batalha, em que os presentes atiram vinho uns contra os outros, usando garrafas, copos e qualquer instrumento que se adeque à tarefa — há quem prefira até recipientes de spray e pistolas d’água. A brincadeira prossegue até por volta do meio-dia, quando o grupo retorna à cidade para livrar-se das roupas tingidas e servir-se de comidas típicas do Norte da Península Ibérica.
Segundo a tradição oral de La Rioja, a romaria de São Pedro transformou-se na batalha ainda no século 19, quando as celebrações de romeiros após a missa se convertiam em brincadeiras regadas à bebida das vinícolas. A prática ganhou o nome de Batalha do Vinho em 1949, quando já tornava-se manifestação popular procurada por turistas.
Fonte: Uai

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!