Pesquisa Ibope diz que cerveja é bebida que tem mais a cara do brasileiro! Vinho fica em último…

Data

A taça está meio cheio ou meio vazia?
Em recente pesquisa divulgada pelo Ibope no início deste mês confirmou-se que a cerveja é a bebida que tem mais a “cara” do brasileiro, algo de certo modo já imaginado pela maioria dos consumidores. Em todo o país, a bebida é citada por 59% da população. O segundo lugar ficou com os refrigerantes (12%) e em terceiro veio a cachaça com 11% dos votos. Os perfis que mais citaram a cerveja como a “cara” do brasileiro são de homens, maiores de 54 anos (60- 65%), da classe social A e B (63%) e ao contrário nas classes menores (C e D), com 56%.
A análise foi feita de forma quantitativa em todo o país, entrevistando 1.958 pessoas, homens e mulheres maiores de 18 anos de todas as classes sociais entre os dias 7 e 11 de novembro do ano passado. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, no total dos dados levantados no Brasil. A pesquisa foi encomendada pela Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil). A entidade reúne as quatro maiores fabricantes de bebida do país, que respondem juntas por cerca de 96% do mercado.
Naturalmente, seria de se pensar que o vinho deveria ter um papel mais importante na região sul, grande produtora e consumidora da bebida, certo? Errado. Do Paraná para baixo, o vinho é a “cara” do brasileiro apenas para 1% dos entrevistados. No Rio Grande do Sul, o maior fabricante de vinhos finos do país, esse índice é de 2%. No Paraná, a bebida não foi citada (veja os números completos na tabela abaixo). Os habitantes de Santa Catarina, que também produz vinhos, não foram pesquisados.
A pesquisa escancara quanto o segmento vinícola ainda tem a trabalhar para fazer com que a bebida ganhe mais espaço. Tanto é verdade que a citação da bebida como “a cara do brasileiro” não passou do traço em todo o país. Há quem possa ver a taça, por esse ângulo, meio vazia. Eu ainda sou daqueles que, olhando pelo outro lado, me deparo com uma taça meio cheia. Ou seja, há oportunidades por aí para fazer com que o brasileiro adote em sua rotina o bom hábito de beber vinho.
Bebida           Brasil Sul RS PR
Cerveja               59% 48% 55% 37%
Destilados       12%  9% 5% 15%
Refrigerante         11% 15% 17% 11%
Vinho              –          1% 2%  –
(-) Sem citação. Pesquisa Ibope
Fonte: Marcos Graciani (Revista Amanhã)

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!