Por dentro das vinícolas clássicas da Rioja: A incomparável Viña Tondonia (López de Heredia)

Data

Viña Tondonia: uma verdadeira viagem no tempo…
Tradição! Acredito que não haja outra palavra para descrever o que a Viña Tondonia (como é mais conhecida a R. López de Heredia) representa para os vinhos da Rioja, da Espanha e do mundo inteiro.   

Algumas semanas atrás tive a grata oportunidade de visitar detalhadamente essa vinícola, uma das que mais admirava e desejava conhecer, um desejo baseado na riqueza qualitativa de seus vinhos e na extraordinária trajetória que ela percorreu ao longo dos últimos 137 anos de existência.
Voltando ao longínquo ano de 1877…
Fundada em Haro, até então uma pequena vila da Rioja, por Don Rafael López de Heredia na segunda metade do século XIX, a vinícola emerge no histórico momento que a Rioja vivia, uma região repleta de viticultores franceses que buscavam terras e parceiros locais para produzir vinhos, já que a praga filoxera estava devastando seus vinhedos em Bordeaux.
A partir desse impulso, Don Rafael seguiu firme ao longo dos anos seu ambicioso plano de erguer uma “catedral del vino” e produzir grandes vinhos na Rioja. Graças a esse empenho, nos anos de 1913/1914 ele planta o famoso vinhedo que acabaria se tornando sinônimo de sua bodega: a Viña Tondonia, às margens do rio Ebro, que passa ao largo de Haro.
Vista de satélite das viñas da López de Heredia
Com o passar do tempo, além dos 100 hectares plantados na Viña Tondonia, somaram outros 70 hectares de vinhedos divididos entre as Viñas Bosconia, Cubillo e Zaconia (atualmente conhecida como Gravonia). Para quem não domina a língua espanhola vale a pena explicar a curiosa origem dos nomes desses vinhedos: segundo me informaram, Tondonia deriva de “Tondón”, local onde o rio Ebro faz uma grande curva; Bosconia vem de “Boscón”, fazendo referência ao bosque que ali existia; Cubillo (pequenas tinas para prensagem das uvas) e Gravonia, referência à “Gravón”, devido a grande quantidade de gravetos onde foi plantado.
Barrica de carvalho americano recém concluída na tanoaria da vinícola
De volta às instalações da vinícola, é fascinante observar como a Viña Tondonia preserva praticamente sem alterações o modus operandi da produção de seus vinhos: da confecção de suas próprias barricas até a longa maturação dos vinhos nas escuras e úmidas caves, situadas 10 metros abaixo do solo.
O grande diferencial da Viña Tondonia, mesmo se comparada a seus pares locais, é sua honrosa “teimosia” de continuar a produzir seus vinhos de modo artesanal, como se o tempo não tivesse passado. Observar os gigantescos e antigos tonéis de madeira onde os vinhos ainda são fermentados e penetrar nas caves revestidas de mofo (diga-se de passagem que ele são do gênero penicillium, o mesmo que nos deu a penicilina) é algo impressionante, uma legítima viagem no tempo das vinícolas de um século atrás.
Mas nada disso faria sentido se o resultado efetivo, o vinho na taça, não nos trouxesse algo realmente especial: tintos e brancos (existe um rosé também) cheios de caráter e uma complexidade inimitável que vai se metamorfoseando ao longo da extrema longevidade que eles possuem.  
Do longo amadurecimento nas barricas…
… às garrafas prontas para serem (guardadas) consumidas!
Como fã incondicional desses vinhos eu poderia ser suspeito para afirmar, mas se você nunca teve a chance de provar algum dos vinhos da López de Heredia, trate de criá-la pois sua percepção sobre vinhos vai evoluir tanto quanto essas joias da Rioja. 
A inspiração na forma de um decanter é óbvia…
Para não dizer que a Viña Tondonia é absolutamente alheia a modernidade e comemorar os 125 anos de sua fundação, ela contratou a célebre arquiteta Zaha Hadid para projetar um pequeno espaço dentro da vinícola para funcionar como ponto de venda e atendimento aos turistas. O resultado pode ser visto na foto acima. Se algum dia passar por Haro, não deixe de fazer uma visita…
Saiba muito mais sobre esses maravilhosos vinhos, inclusive sobre aqueles que já publiquei aqui no blog, clicando neste link

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!