Patrimônio Mundial da Humanidade: Região vinícola italiana é reconhecida pela Unesco!

Data

Reunido em Doha, no Catar, o comitê da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) responsável pela seleção de locais de grande relevância mundial, dignos de serem declarados Patrimônio Mundial da Humanidade, acaba de declarar as colinas do Langhe, Roero e Monferrato, na célebre região vinícola italiana do Piemonte, como a mais nova região a ser reconhecida e protegida como tal.   
A região mereceu tal reconhecimento graças a sua forte cultura vinícola e as belas paisagens moldadas pelas mãos do homem e também pela natureza. A proeza é tão significativa que muitas outras importantes regiões vinícolas do mundo (como a francesa Champagne) ainda não a obtiveram. 
O Piemonte é reverenciado em todo o mundo pelos vinhos que produz, especialmente nas zonas ao redor das vilas de Barolo, Barbaresco e Asti. Outro grande tesouro da região são as saborosas trufas colhidas sob o solo e vendidas à peso de ouro para restaurantes de todo o mundo.
A área tombada pela Unesco abrange cerca de 11 mil hectares em três províncias, englobando 29 cidades. Segundo o documento divulgado pela Unesco “As paisagens de Langhe e Roero e Monferrato são um excepcional testemunho da tradição histórica do cultivo de videiras, dos processos de vinificação, de um contexto social e rural e de um tecido econômico baseado na cultura do vinho”.

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!