Enoturismo: Bodegas Torres, aqui nasce o Mas La Plana, o grande Cabernet Sauvignon da Espanha!

Data

Sede da Bodegas Torres em Vilafranca del Penedès
Por trás desta discreta fachada se esconde um dos maiores conglomerados vinícolas da Espanha, a Bodegas Torres, uma companhia familiar fundada na segunda metade do século XIX (1870) e que atualmente conta com vinhedos espalhados pelas principais regiões vinícolas do país e alguns outros no exterior (Chile e EUA).
Vinhas do mítico Mas La Plana
Localizada a menos de uma hora de carro (ou trem) de Barcelona, a sede da Torres possui um centro de visitação turística aberto diariamente (é necessário fazer a reserva prévia no site) e pronto para surpreender seus visitantes com rica experiência através de suas instalações e vinhas, com destaque para o vinhedo que produz o vinho que trouxe o maior reconhecimento internacional para a vinícola: o Mas La Plana. 
Trem sobre rodas percorrendo o interior das caves da Torres

Depois de um breve vídeo narrando a longa trajetória da Torres desde a sua fundação, o visitante embarca numa espécie de trem sobre rodas desenvolvido especialmente para fazer um percurso cheio de surpresas. Ele nos leva para um passeio pelas vinhas ao redor do edifício principal e segue em direção a seu subterrâneo, onde mesmo na absoluta escuridão vão sendo revelados através de um sistema multimídia de luzes e sons, os tesouros vínicos guardados em seu interior. 
Dezenas de castas diferentes são testadas pela Torres
Assim como diversos tipos de sistemas de condução de videiras
Os vinhedos são outro espetáculo à parte, além de poder ver de perto as vinhas utilizadas na elaboração do Mas La Plana, podemos conhecer também um grande número de castas e sistemas de condução de videiras que são avaliados pela vinícola em um pequeno vinhedo cercado, uma verdadeira aula prática de ampelografia e métodos de plantio vitícola.
Das tradicionais roseiras para alertar a chegada de pragas…
Aos feromônios artificiais para afastá-las…
Outros aspecto interessante a ser observado nesses vinhedos é a mescla de métodos ancestrais e modernos para o controle de pragas. De um lado, as coloridas roseiras servem de alerta para o surgimento de pragas nas vinhas, de outro, um sofisticado sistema de pequenas placas recheadas com feromônios para causar “confusão sexual” nos insetos que costumam atacar as vinhas. 
Por essas muitas razões descritas acima, a Torres foi agraciada pela Drinks Internacional com o prêmio de “experiência mais inovadora em enoturismo” no ano de 2013. 
O premiado Mas La Plana “Gran Coronas” Reserva 1970
Voltando ao título do post, apesar dos inúmeros rótulos dotados de grande qualidade, o Mas La Plana continua a ser o mais lendário e reconhecido vinho da Torres. Curiosamente, ele não é elaborado com a tradicional casta espanhola Tempranillo, mas com a internacionalíssima Cabernet Sauvignon. 
Produzido pela primeira vez em 1970 a partir das vinhas da Finca de Mas La Plana (que hoje lhe empresta o nome) localizada em Pacs del Penedès, o Mas La Plana foi originalmente lançado com o rótulo “Gran Coronas”. Nos primeiros anos de produção ele ainda utilizava pequenas partes de outras castas em sua elaboração, mas evoluiu para um vinho 100% CS ao longo do tempo. 
Em sua primeira safra (1970) o Mas La Plana utilizou um blend de 70% CS, 20% Tempranillo e 10% Monastrell que amadureceu por 24 meses em carvalho americano e francês. Em 1979, durante uma grande prova às cegas em Paris, esse vinho chamou a atenção do mercado internacional destacando à frente de outros grandes tintos de Bordeaux, incluindo o 1er Cru Classé do Médoc, Château Latour. Desde então, o Mas La Plana veio consolidando-se como o grande CS da Espanha, sendo produzido apenas em safras que possam garantir seu elevado patamar de qualidade. 
Fica a recomendação, estando de passagem por Barcelona, reserve um período do dia para visitar essa bela vinícola e provar alguns de seus ótimos vinhos, especialmente o excelente Mas La Plana.

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!