Fim do mistério: cientista calcula quantas bolhas existem numa taça de champagne!

Data

Bolhas: afinal de contas, quantas existem numa taça de champagne? 
A efervescência presente nos vinhos espumantes, especialmente nos champanhes, é um componente sensorial de grande importância neste tipo de vinho e a quantidade de bolhas produzidas por eles tem relação direta com sua qualidade. 
Habitualmente, jornalistas e especialistas em vinho descrevem o número de bolhas contidas numa taça tipo flûte ao redor de 15 milhões, mas Gérard Liger-Belair, cientista da Universidade de Reims Champagne-Ardenne, descobriu que esse número está superestimado. Considerando fatores como temperatura de serviço, a dinâmica das bolhas e a inclinação da taça, Liger-Belair criou uma nova equação para calcular o número de bolhas em uma taça de champanhe. 
O resultado alcançado pelo cientista revelou que o número aproximado que melhor representa a quantidade de bolhas numa taça de champagne gira em torno de 1 milhão delas. Ele descobriu ainda que se desejarmos obter uma maior efervescência dos espumantes devemos servi-lo mais quente que o normal e manter a taça bem inclinada no momento do serviço.

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!