Decanters: 10 modelos de design requintado ou exótico que vão tornar seu vinho ainda mais especial!

Data

Indo muito além do formato tradicional…
Quando pensamos num decanter de vinhos, imaginamos normalmente um recipiente com formato bastante similar ao da foto acima, afinal de contas queremos apenas separar os sedimentos contidos numa garrafa ou aerar por algum tempo um vinho mais jovem que necessite de contato maior com o oxigênio.
Mas assim como acontece com as taças de cristal, na maioria das vezes desenhadas com formatos especiais para cada tipo de vinho ou mesmo para uma casta em particular, os designers de grandes fabricantes de cristal como a austríaca Riedel e outras empresas congêneres não deixa por menos e criam modelos requintados e muito criativos.
Conheça 10 modelos selecionados pela The Drinks Business (alguns deles disponíveis no Brasil) que representam o que há de mais sofisticado e exótico no mercado quando o assunto é decanter:
Riedel Horse Decanter
Um dos mais novos lançamentos da Riedel em que o cavalo moldado no cristal fica estrategicamente posicionando para “degustar” o vinho servido.
Grand Couer – Etienne Meneau
Uma obra de arte em forma de decanter deste escultor francês cuja produção foi de apenas 12 unidades personalizadas e vendidas por 3.000 euros cada.
Rainman Wine – Skruf
Desenvolvido pela empresa sueca Skruf, o Rainman Decanter possui oito pequenos orifícios em sua lateral que produzem um efeito de “chuveiro” no momento do serviço.
Heart (Cuore) Decanter – Paola C.
Esse decanter muito criativo e incomum é composto por duas garrafas de vidro pirex moldadas na forma de um coração humano. Unidas elas comportam em cada uma das partes, a água e o vinho. Cada unidade é fundida à mão pelo artista Tommaso Colesanti e produzida sob encomenda.
 Carafe nº 5 – Etienne Meneau
Mais um sofisticado decanter da série elaborada por este genial artista.
Egg Decanter – Sebastian Berne
Desenhado pelo artista Sebastian Bergne e apropriadamente batizado de “Egg” (Ovo), esse decanter pode ser colocado de pé em diversos ângulos sem cair, graças a sua base feita de cortiça. 
Riedel Swan Decanter
Lançado em 2008 esse decanter da Riedel foi projetado para imitar a  forma do pescoço de um cisne, formando um “J” exageradamente alongado que se estreita até chegar numa pequena abertura elíptica por onde o vinho é vertido.
Amadeo Doublemagnum Decanter
Outro magnífico projeto de design da Riedel, cuja maior peculiaridade é a incrível capacidade de abrigar até 3 litros de vinho, daí seu nome “Doublemagnum”.
Riedel Escargot
O nome já diz tudo…
Twister Wine Aerator Decanter
Neste decanter a forma não tem nada de especial, exceto pelo complemento desenhado para unir uma espécie de funil com uma espiral que permite introduzir uma grande quantidade de oxigênio misturado ao vinho, amplificando sua aeração. Confesso que esse é o único que não gostaria de ganhar ou usar…
Qual o seu preferido?

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!