Stephen Tanzer concede altas pontuações para vinhos argentinos!

Data

O crítico Stephen Tanzer, do  International Wine Cellar, degustou recentemente um grande painel de vinhos argentinos e, para a surpresa de muitos, destacou um vinho branco como o melhor da Argentina, concedendo-lhe a pontuação 95+, o Chardonnay White Bones 2010 da Bodega Catena Zapata.
Em seu relatório completo, Tanzer elogia a qualidade encontrada em algumas castas e nos vinhos de corte (blends), descritos como “bichos raros”, mas por outro lado, deu um “puxão de orelha” ao falar sobre a monotonia dos Malbecs, a casta emblemática do país. 
Outro importante aspecto abordado por ele diz respeito às generalizações feitas sobre as safras, ao sem sentido algum em sua avaliação. Estamos lidando com um país onde milhares de quilômetros separam as principais regiões produtoras de Mendoza, Salta e Patagônia. 
Assim, com o auxílio do enólogo Roberto de la Mota, elaborou uma categorização de safras focada apenas no clima geral, onde os anos recentes mais quentes foram 2004, 2006 e 2009; os anos mais frios foram 2005 e 2007 (frescos e chuvosos), 2008 (gelados no final da maturação), 2010 e provavelmente também em 2013. Restando uma posição intermediária para 2011 e 2012.
De la Mota observa ainda que as características das safras colocam americanos e europeus em lados distintos: os primeiros adoram a 2009, por sua concentração, corpo carnudo e taninos doces. Os segundos preferem os vinhos de 2007, 2008 e 2010, geralmente mostrando mais frutas frescas e mais acidez natural.
A seguir, veja a lista completa dos vinhos avaliados por Stephen Tanzer para a International Wine Cellar:
Fonte: Area del Vino

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!