Adeus Tokaji 3 e 4 Puttonyos! Daqui em diante só os 5 e 6 Puttonyos serão produzidos!

Data

O Conselho de Comércio de Tokaji, na Hungria, decidiu abolir as duas classificações mais modestas do nobre vinho de sobremesa do país. Deste modo, a partir deste ano as categorias 3 e 4 Puttonyos não serão mais produzidas pelas diversas vinícolas da região.
Apesar da provável confusão e da diminuição da base de consumidores, a intenção dos húngaros é elevar ainda mais a qualidade de seus vinhos, investindo todas as fichas na elaboração dos níveis 5 e 6 Puttonyos.
Elaborados com uvas (Aszu) extremamente secas e atacadas pela botrytis cinerea (podridão nobre), o Tokaji era classificado até hoje com base nos seus níveis de açúcar residual por litro. Um 3 Puttonyos teria ao menos 60 gramas, um 4 Puttonyos mais de 90 gramas, e o 5 e 6 Puttonyos, 120 e 150 gramas, respectivamente.
A intenção dos reguladores da região de Tokaj é estabelecer um patamar mínimo de 130 gramas de açúcar residual por litro, mas nem todo mundo recebeu bem essa mudança, atualmente sob revisão da Comissão Europeia. “Muitas pessoas gostam do estilo mais leve dos 3 e 4 Puttonyos, sem falar no fator preço”, disse William Bentley, da Bentley’s Wine Merchants para a Decanter.com.
Fonte: Decanter

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!