Descubra se você tem os requisitos para ser um "superdegustador" de vinhos!

Data

Segundo um criativo teste elaborado pelo site Wine Folly, existem três tipos de pessoas quando o assunto é capacidade de degustação: os “superdegustadores” (supertasters), os degustadores “medianos” e os “não degustadores”. Se você é uma daquelas pessoas com mais de 30 papilas gustativas na língua, numa área equivalente a do círculo feito por um furador de papel padrão, você provavelmente é um supertaster (figura acima)! 
O teste para quantificar se você é um superdegustador é bem simples: faça com o furador de papel um furo em um pedaço limpo de plástico ou papel-manteiga e coloque-o na parte frontal da língua. Em seguida, conte o número de papilas presentes nesta área. Isso pode ser muito difícil de perceber com a língua em condições normais, por isso, se você quer uma maior precisão, não se esqueça de beber um pouco de vinho tinto antes, manchando sua língua e tornando as coisas mais visíveis à olho nu. 
Descubra a seguir as principais características que um superdegustador de vinhos costuma ter e saiba se você é um deles. Se você não for, não há razão para se preocupar, mesmo assim, você ainda poderá se tornar um grande degustador de vinhos.
Supertaster: 30 ou mais papilas gustativas
Tudo que ele prova é intenso: salgado, doce, azedo, amargo ou a sensação de gordura. Normalmente ele odeia verduras amargas como a couve de bruxelas ou couve comum. Apesar do soar bem, um supertaster pode não ser capaz de apreciar bebidas amargas como algumas cervejas amargas e vinhos tintos muito encorpados (Você é do tipo que prefere um Pinot Noir ou um Nebbiolo?). Isso também significa que ele tende a comer alimentos mais leves ao invés de alimentos super-ricos em gordura, com um gosto muito “oleoso”. Uma pesquisa de Linda Bartoshuk, de Yale, demonstraram que eles são menos propensos a obesidade do que os não-degustadores.
Degustador mediano: entre 15 e 30 papilas gustativas
Ele costuma gostar de vegetais amargos e provavelmente aprecia vinhos terrosos e levemente salgados. Cerca de 50% das pessoas testadas nos EUA estão nesta categoria. Um provador mediano pode saborear os mesmos sabores amargos que um supertaster, mas não ficará de cara feia quando levá-los a boca. 
Não Degustador: abaixo de 15 papilas gustativas
Para esses, nem uma tigela recheada de comida tailandesa picante será capaz de fazê-los gemer de dor. Ele adora vinhos muito tânicos e prefere os alimentos ricos, picantes e de sabor forte. Isso porque ele não percebe o gosto amargo da mesma forma que os outros dois tipos. Alguns “não degustadores” são capazes de provar qualquer coisa. Sua experiência com comida e vinho é muito diferente dos outros dois tipos de provadores. 
Estatisticamente, as mulheres tem 2 vezes mais chances de serem supertasters do que os homens, e os grupos étnicos asiáticos, africanos e sul-americanos têm uma proporção maior de supertasters do que a população branca.
Agora cabe a você descobrir em que perfil de degustador você se enquadra…

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!