Quem diria… Descubra quais são os 10 países com maior consumo per capita de vinhos no mundo!

Data

Todos nós já havíamos ficado surpresos com a notícia de que a China ultrapassou a França e tornou-se o maior consumidor de vinhos do mundo (veja no link), segundo uma pesquisa conduzida pela Vinexpo. Agora foi a vez do Wine Institute of California nos surpreender com sua pesquisa sobre os maiores consumidores per capita de vinho no mundo. Utilizando esse critério, certamente a maioria de nós não poderia imaginar a presença de alguns desses países (ou quase)…
10º – Saint Pierre e Miquelon
População: 5.831 – Litros per capita: 35,67
As ilhas francesas de Saint Pierre e Miquelon estão situadas no noroeste do Oceano Atlântico, perto de Canadá, e são as últimas remanescentes do antigo império colonial da Nova França. Apesar de ter uma população de menos de 6.000, esta ilha colônia consome impressionantes 35 litros de vinho per capita a cada ano.
9º – Itália
População: 61.261.254 – Litros per capita: 37,63
A Itália é o lar de algumas das mais antigas regiões produtoras de vinho do mundo, por isso faz todo sentido que sua população desfrute uma taça (ou mais) de vinho quase todos os dias. A Itália também é o maior produtor de vinhos do mundo, com um volume de aproximadamente 50 milhões de hectolitros anuais.
8º – Suiça
População: 7.655.628 – Litros per capita: 37,88
A Suíça possui cerca de 15.000 hectares de vinhas localizadas principalmente no oeste e sul do país, em áreas ao redor de Genebra, Ticino e Vaud. Muito pouco de seu vinho é exportado, sendo consumido majoritariamente dentro do país. Como certamente não deve ser suficiente, eles podem se abastecer nos produtores vizinhos: Itália, França e Alemanha.
7º – Portugal 
População: 10.781.459 – Litros per capita: 42,20
Muito conhecido por seus vinhos do Porto, Portugal ocupa o posto de nº 7 no consumo per capita de vinhos. A produção do país se desenvolveu sob a influência das civilizações antigas, incluindo os fenícios, cartagineses e gregos, mas principalmente através dos romanos, que os exportavam para Roma durante os áureos tempos do Império Romano.
6º – Eslovênia 
População: 1.996.617 – Litros per capita: 44,98
A herança da cultura do vinho na Eslovênia pode ser rastreada para antes do surgimento do Império Romano, até quando tribos celtas e da Ilíria produziam vinhos nos séculos 5 e 4 a.C. Atualmente, o país possui mais de 28 mil vinícolas espalhadas principalmente pelos Vales do Drava e Lower Sava, e no litoral, com predomínio (cerca de 75%) de vinhos brancos.
5º – França
População: 65.630.692 – Litros per capita: 45,61
A França é um dos maiores e mais reverenciados produtores de vinho do mundo e seu amor pelo vinho é demonstrado pelo tamanho de seu consumo, ocupando o quinto lugar per capita (e segundo em volume) no mundo.
4º – Ilha Norfolk
População: 2.182 – Litros per capita: 46,29
Norfolk é uma pequena ilha situada no Oceano Pacífico entre a Austrália, a Nova Zelândia e a Nova Caledônia. Originalmente, lar de polinésios, a Ilha Norfolk foi colonizada pela Grã-Bretanha em 1788 e serviu como um estabelecimento penal até maio de 1855. Em 1901, a ilha tornou-se parte da Commonwealth (comunidade) da Austrália e permanece nela até hoje. Apesar de ter uma população de pouco mais de 2.000 habitantes, ela consome o quarto maior volume de vinho per capita no mundo.
3º – Luxemburgo
População: 509.074 – Litros per capita: 49,11
A produção de vinhos onde hoje fica Luxemburgo remonta aos tempos do Império Romano, produzidos principalmente no sudeste do país, no Vale do Mosela. O setor é dominado por cooperativas vinícolas em Greiveldange, Grevenmacher, Remerschen, Stadtbredimus e Wellenstein,  cujo vinho é vendido sob o nome de “Vinsmoselle”.
2º – Andorra 
População: 85.082 – Litros per capita: 50,69
Andorra é um micro-estado sem litoral, encravado nas montanhas dos Pireneus Orientais, e sexto menor país da Europa, mesmo assim, ele tem uma sede impressionante pelo vinho. Cada um de seus 85 mil habitantes consomem cerca de 50 litros de vinho por ano.
1º – Vaticano 
População: 836 – Litros per capita: 62,20
Curiosamente, o país com a menor população dentre todos, possui a maior taxa de consumo de vinho per capita do mundo. Tecnicamente o Vaticano não é um país, mas uma cidade-estado de 44 hectares encravada dentro de Roma, mas é capaz de consumir 62 litros de vinho anuais para cada um de seus moradores. 
Apesar de uma certa lógica, ninguém acertaria uma lista dessas…
Fonte: The Drinks Business

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!