Tokaj: a primeira e mais antiga região vinícola classificada do mundo!

Data

A região húngara de Tokaj possui a honra de ter sido a mais antiga zona vinícola do mundo a merecer uma classificação de seus vinhos e vinhedos. No ano de 1700, o príncipe Rakoczi II visitou os principais vinhedos da Hungria para determinar quais produziam as uvas de maior qualidade. 
Cada um dos melhores vinhedos do país foram classificadas pelo príncipe em 1ª , 2ª e 3ª Classis (o equivalente a um 1er Cru de Bordeaux). Setenta e seis vinhas receberam a classificação Primae Classis, cinquenta e nove foram classificadas como Secundae Classis, e outras trinta e oito como Tertiae Classis. Alguns outros vinhedos, cuja implantação foi considerada muito alta ou muito baixa (ou voltados contra a insolação ideal) foram listados como “não classificados”.
Assim, 56 anos antes da demarcação do vale do rio Douro feita pelo Marquês de Pombal e 155 anos antes da famosa classificação de Bordeaux para a Exposição Universal em 1855, as vinhas do celebre vinho de sobremesa Tokaji já estavam distinguidas de acordo com o grau de qualidade das uvas neles produzidas.
Para saber mais sobre a história desse vinho mítico, acesse o livreto de Ben Howkins sobre o Tokaji ou assista o breve vídeo abaixo.

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!