Curiosidades do Vinho: Você sabe por quê a rolha dos espumantes tem formato de cogumelo? Surpreenda-se…

Data

A explicação para o formato exótico da rolha dos espumantes, que lembra a de um cogumelo (do tipo champignon), foi apresentada pelo enólogo Paulo Lopes, da corticeira Amorim (a maior do gênero no mundo) na última edição da revista inglesa Decanter.
Segundo o enólogo, a rolha desenvolve essa forma devido a absorção do dióxido de carbono contido na garrafa. A pressão dentro da garrafa de vinhos espumantes é de 6 a 8 bars (equivalente a 3 a 4 vezes mais que um pneu de carro), o que torna seu ambiente interno muito diferente de uma garrafa de vinho tranquilo.
A construção da rolha dos espumantes, com discos de cortiça maciça em sua parte inferior é mais elástica do que a parcela superior feita em cortiça granulada, absorvendo assim mais CO2 e se expandindo muito mais do que parte granulada, configurando assim a conhecida forma de cogumelo.
Se colocarmos um vinho tranquilo numa garrafa de espumante com sua rolha especial, nunca encontraremos a forma de cogumelo ao abrir a garrafa. Esse fenômeno tem implicações práticas no armazenamento ideal dos vinhos espumantes e a melhor forma de otimizá-lo é guardar as garrafas de espumantes na vertical (de pé), ao contrário do que é recomendado para vinhos tranquilos.

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!