Pesquisa contraria as convenções e sugere que o melhor lugar para conservar os espumantes é a geladeira!

Data

Lugar de espumante é na geladeira…
Uma pesquisa realizada por cientistas norte-americanos descobriu que os espumantes conservados em temperaturas mais baixas tem menos probabilidade de desenvolver um composto que causa o “escurecimento” do vinho e lhe confere um sabor ruim e perda do frescor.
Conhecido cientificamente como 5-HMF, esse composto  que se acumula sobre comidas e bebidas na medida em que começam a se estragar, pode ser medido pelos fabricantes de alimentos para indicar o momento em que devem ser descartados.
Essa pesquisa vai contra todas as convenções e sugere que o champagnes (como quaisquer outros espumantes) devem ser mantidos na geladeira para prolongar a sua vida, climatizados a cerca dos 4ºC ao invés dos 14/16ºC de uma adega climatizada.
Para chegar a essa conclusão, o chefe da pesquisa Montserrat Riu-Aumatell e sua equipe testaram os níveis de 5-HMF em várias garrafas de espumante armazenadas por mais de dois anos em diferentes temperaturas: ambiente, adega e geladeira.
Publicado no American Chemical Society’s Journal of Agricultural and Food Chemistry, o estudo descobriu que as geladeiras impediram quase completamente o surgimento do composto nocivo ao sabor e frescor dos espumantes.
A indicação tradicional dada pelos especialistas para a conservação dos espumantes sempre foi armazená-los em adegas, locais frescos e com umidade controlada, a fim de minimizar a exposição à luz, ao movimento e às mudanças de temperatura. Por outro lado, as geladeiras sempre eram evitadas pelo ambiente seco, iluminação interna e suas vibrações, que se imaginava que pudessem prejudicar seu frescor. 
Pelos resultados da pesquisa, talvez essas recomendações precisem ser seriamente reavaliadas…
Fonte: The Drinks Business

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!