De acordo com a sinopse divulgada, o filme retrata a rotina de quatro enólogos italianos, que levam uma vida que muitos sonham em ter. O primeiro retrato apresenta Giovanna Tiezzi, filha do historiador e ambientalista Enzo Tiezzi e Stefano Borza, que converteram em fazenda um antigo convento na Toscana. Em seguida, Corrado Dottori e Valeria Bochi, que deixaram a vida urbana de Milão para viver na fazenda da família no Marche, onde lutam por um ideal de justiça social, são os retratados.
Completam o cenário do filme, Elena Pantaleoni, uma ex-bibliotecária que administra a vinícola de seu pai em Colli Piacentini, conduzindo-a em direção de um futuro meio utópico, mas também viável. E finalmente, Stefano Bellotti, um fazendeiro e poeta que vive em sua fazenda ecologicamente radical no Piemonte.
Mas esses rebeldes do vinho natural contra a nova ordem econômica mundial tentam oferecer-nos um modelo de resistência encantado e alegre. Através da ironia e da emoção, Natural Resistance usa a linguagem do documentário e da ficção para, de uma forma, despertar o rebelde que existe em todos nós.
Fonte: traduzido e adaptado de texto de Paula Prandini, co-produtora do filme