Direto da Taça: CVNE Imperial Gran Reserva 1999, um clássico da Rioja com todos os méritos!

Data

CVNE Imperial Gran Reserva 1999
Esse clássico tinto da Rioja, com quase 100 anos de existência, ganhou grande evidência no final do ano passado ao ser eleito o “Vinho do Ano” na lista Top 100 da Wine Spectator (safra 2004), um reconhecimento mais do que merecido para um vinho que sempre ofereceu um ótimo nível de qualidade e que, pessoalmente, me agradou muito em cada uma das oportunidades que tive de degustá-lo.
Justamente por sua grande confiabilidade e qualidade, coube a ele a “honra” de ser um dos escolhidos para um jantar especial no qual celebrei mais um aniversário de casamento. Ele foi pensado para harmonizar com outro clássico, o delicioso cabrito assado feito pelo tradicional restaurante Lareira Portuguesa, em Vitória. Uma escolha certeira, por sinal…
Elaborado com o blend típico da Rioja (85% Tempranillo, 10% Graciano e 5% Mazuelo), o Gran Reserva amadurece longamente em barricas novas de carvalho (francês e americano) e mais dois anos nas garrafas (cumprindo as exigências da DOca. Rioja) antes de ser distribuído pelo mundo.
Impressões de degustação:
Passado para o decanter por cerca de 40 minutos apenas para abrir seus aromas (como ele é filtrado, quase não tinha borras), o GR 1999 revelou aquela linda coloração rubi que tão bem denota os vinhos da Rioja, ainda bastante escura e límpida. Já na taça, revelou seus aromas refinados de ameixa seca, cedro, tabaco e um complexo mix de especiarias. 
Esse é um daqueles vinhos que só cheirar já vale a pena, mas é no paladar que ele se revela por completo: taninos refinados, austeros, que combinados com uma acidez picante e um discreto traço de madeira velha, formam um conjunto sublime e capaz de ser bebido mesmo durante uma noite de verão (no ar condicionado, é claro…) e muito gastronômico.
Com um final de boca intenso e muito agradável, ele deixou uma percepção geral sugerindo que vai brilhar por muitos anos mais, ganhando gradualmente ainda mais complexidade e elegância. Imperdível!

Preço: R$321,71 (US$146,90) Safra 2001 – Vinci
Avaliação95B

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!