Universidade de Portugal desenvolveu rolha "inteligente" que conta o histórico dos vinhos!

Data

Um projeto desenvolvido por Ricardo Gonçalves, doutorando em Engenharia Eletrônica na Universidade de Aveiro, criou um protótipo de uma rolha “inteligente”, dotada de um chip capaz de fornecer informações detalhadas sobre o vinho que ela veda, desde a data de sua produção e engarrafamento, até o histórico das temperaturas a que ele esteve submetido ao longo do trajeto até as mãos do consumidor.
Especialmente para a aquisição de rótulos de valor mais elevado, utilizando um simples smartphone, esse chip implantado na rolha poderá fornecer aos consumidores todas as informações relevantes para determinar se o vinho recebeu o devido cuidado em seu manuseio e armazenamento, além de garantir que ele não foi objeto de uma falsificação.
O protótipo desenvolvido na Universidade de Aveiro tem um valor de custo de cerca de 1 euro, um valor bastante razoável, especialmente para rótulos de alto valor, mas que certamente poderá ser bastante reduzido numa produção de larga escala. Um projeto promissor que poderá trazer muito mais segurança e confiança para o mercado de vinhos.

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!