Direto da Taça: Santa Ana Unánime 2007, o tinto argentino que emplacou o 2º lugar nos Top 50 da Decanter!

Data

Santa Ana Unánime 2007
Aqui está um daqueles vinhos que, devo confessar, comprei apenas pela simples curiosidade de descobrir o que ele tinha de tão especial para ter sido eleito “o melhor blend tinto do mundo” e 2º lugar na lista Top 50 da revista inglesa Decanter em 2013. Afinal, não é qualquer vinho que recebe uma nota 19 (equivalente a 96 pontos na escala 0-100) da publicação.
Até a prova deste Unánime 2007, um novo rótulo produzido apenas a partir de 2005, ainda não havia provado nenhum outro rótulo da centenária Bodegas Santa Ana, os que já havia conhecido na Argentina eram apenas vinhos monocastas simples, que não cheguei a provar.
Produzido no Vale de Uco, ao sul de Mendoza, com uma mescla de 60% CS, 25% Malbec e 15% Cabernet Franc, amadurecido por 20 meses em barricas de carvalho francês novo, o Unánime foi desenvolvido para ser o principal vinho da Santa Ana, em busca de maior visibilidade qualitativa no cenário vinícola argentino e mundial.
Impressões de degustação:
Nitidamente jovem, dominado por uma cor púrpura quase impenetrável, o vinho liberou deliciosos aromas de frutas negras, grafite, chocolate e notas de especiarias. Até então, nada que o diferenciasse tanto dos demais vinhos argentinos de seu nível. Seu grande destaque está justamente no paladar: refinado e perfeitamente equilibrado, com aqueles taninos tipicamente potentes, mas com uma nível de acidez bastante acima do que vemos nos seus pares, com aquele crisp que nos faz desejar o próximo gole. 
Um vinho que poderia facilmente passar por um bom tinto do Médoc, equiparando-se a outros dois blends argentinos que aprecio bastante: o Quimera (Achaval Ferrer) e o Corte A (Carlos Pulenta). Com um preço de venda de cerca de R$130, ele se já coloca como candidato a uma das melhores compras do ano em sua categoria.

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!