A Bolha do Vinho chegou aos Bordeaux 2005: enquanto os vinhos "crescem" os preços caem cada vez mais!

Data

A publicação The Drinks Business apresentou uma interessante análise feita pelo Liv-ex, índice que serve de referência para o acompanhamento dos preços médios dos vinhos de Bordeaux no mercado internacional, que constatou que alguns dos principais rótulos de Bordeaux tiveram quedas acentuadas em seus preços desde o fim do boom ocorrido no início da década.
Os rótulos mais afetados nesse processo de redução de preços foram os “segundos vinhos” dos Premiers Grands Crus Classés, que tem tido consistentemente os piores desempenhos nos últimos anos. Em média, seus preços caíram 39%, com destaque para o Carruades de Lafite, cuja queda chega a 46% desde o pico atingido em junho de 2011.
Como esclareceu a análise do Liv-ex, essa sucessão de quedas não é surpreendente, dado os níveis “insustentáveis” que estes vinhos alcançaram. O Carruades de Lafite, por exemplo, ainda custa cinco vezes mais caro do que seu preço de lançamento.
Voltando a atenção para os “Super Segundos”, o Liv-ex aponta para uma queda de 20% no preço médio desde 2011. O Léoville Las Cases 2005, com 98 pontos de Robert Parker, custa apenas £120 mais caro por caixa que na época de sua liberação para o mercado.
Os cinco châteaux que sofreram as maiores quedas são: Ausone (54%), Lafleur (49%), Cheval Blanc (48%), Haut-Brion (47%) e Duhart-Milon (46%, ao lado do Carruades).
A constatação final da análise do Liv-ex é de que esse declínio do mercado é uma má notícia para aqueles que compraram seus 2005 quando o mercado estava aquecido, abrindo uma janela de oportunidade para aqueles que puderam acompanhar a escala de preços de alguns anos atrás.
Considerando que os vinhos da safra 2005 estão cada mais próximos de atingir seu melhor momento de consumo, a relação entre essa queda de preços e a evolução já obtida com o amadurecimento dos vinhos, torna as coisas ainda melhores para quem deseja bebê-los e não apenas especular com sua possível valorização.

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!