Vinhos para sonhar: os "Wine Legends" de 2013 da Decanter Magazine (2ª parte)

Data

Mensalmente a revista inglesa Decanter Magazine elege um vinho especial e raro que merece ser reconhecido como um vinho lendário (Wine Legend). Ao longo de 2013, foram selecionados 12 vinhos realmente dignos de ostentar esse título, entre eles, preciosidades do quilate de um Taylor’s Vintage 1927, de um Barolo de Conterno Monfortino 1978 ou de um Cros Parantoux 1990 de Henri Jayer. 
Depois de ver os três primeiros vinhos apresentados na 1ª parte desta lista, conheça um pouco melhor outros três vinhos dentre os 12 selecionados pela Decanter vinhos sublimes, que circulam como lendas pela mente dos enófilos mais apaixonados:
O status lendário deste vinho se deve a uma feliz coincidência de fatores. O primeiro deles foi a notável qualidade geral das safras deste domaine. Outra foi a personalidade excêntrica do então proprietário Jacques Reynaud, que muitas vezes parecia estar em desacordo com a estatura do vinho. Para completar o cenário, a safra de 1990 também desempenhou um papel muito especial, proporcionando a elaboração de vinhos cheios de energia, densidade e suculência.
Número de garrafas produzidas: 16.000
Composição: 100% Grenache
Preço de lançamento: 250 francos (cerca de €53 em valores atuais)
Preço de venda atual: £1.194 por garrafa
Os Barolos de Giacomo Conterno sempre estiveram entre os vinhos mais célebres de toda a denominação. Sua principal característica é o longo processo de envelhecimento em grandes tonéis de madeira velha. A safra a 1978 foi envelhecida por oito anos nestes tonéis. Apesar da juventude das videiras (4 anos) usadas em sua elaboração, o vinho revelou-se notável e recebeu enorme aclamação da crítica. 
Na década de 1970 haviam muito menos garrafas produzidas de Barolo do que há hoje. Esse Monfortino foi considerado o último Barolo “tradicional” a ser produzidoo, evitando qualquer uso de barricas novas ou outras práticas não tradicionais no Piemonte. Quando Giacomo Conterno criou o rótulo “Monfortino”, todos os produtores de Barolo ainda eram “tradicionais”, mas ela foi uma das poucas que nunca sucumbiu a tentação de se modernizar, mantendo inalterado seu estilo praticado há muitas décadas. Atualmente, um Monfortino precisa envelhecer por um mínimo de sete anos em tonéis antes de ser engarrafado.
Número de garrafas produzidas: ND
Composição: 100% Nebbiolo
Preço de lançamento: ND
Preço de venda atual: £1.650 por garrafa
Salon é uma maison de Champagne única. É a menor de todas as grandes marques mas, mais importante que isso, ela é definida por três critérios que eram únicos até que a Krug começasse a produzir sua própria Clos du Mesnil, em 1979: ele é feito com apenas uma única variedade, a Chardonnay, de uma única aldeia, no excelente terroir de Mesnil, e apenas com vinhos vintage. Isso significa que, em muitos anos a Salon não é produzida.
Esta abordagem segue o caminho oposto da filosofia da grande maioria das champagnes, cuja mistura de variedades vindas de diversas fontes é a regra. Assim, esse champanhe excepcional só teve 37 safras produzidas desde 1905 e o 1985 está entre os melhores. 
Número de garrafas produzidas: 20.000
Composição: 100% Chardonnay
Preço de lançamento: €150 (em 1999)
Preço de venda atual: £780 por garrafa
A série de vinhos lendários da Decanter continua amanhã…

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!