Domaine de Vassal: a "Biblioteca de Castas" plantadas no sul da França está sob ameaça!

Data

A “biblioteca viva” de castas no Languedoc-Roussillon
Os planos para realocação dos vinhedos do Domaine de Vassal, o inestimável acervo francês com mais de 7.000 variedades de videira (de 40 países diferentes) plantadas no Languedoc-Roussillon, algumas remontando a 1876, têm sofrido intensas críticas de manifestantes, que estão seriamente preocupados com as chances de sobrevivência de muitas delas diante do transporte para uma nova área.
Os manifestantes, que já coletaram mais de 4.000 assinaturas contra essa remoção, descrevem essa coleção como “um equivalente vitícola do Museu do Louvre” e advertem que esse “recurso genético vital” estará sob forte ameaça se for levado adiante.
A coleção começou a ser plantada no Domaine de Vassal em 1876, época em a crise da filoxera se instalou por toda a Europa, levando a Universidade de Agricultura, em Montpellier (sul da França), a iniciar essa “biblioteca viva” para a pesquisa das uvas francesas. 
Instalada no terreno atual desde 1949, a biblioteca abrange atualmente 27 hectares de vinhas plantadas nos arredores de Montpellier. Diante de um possível risco de elevação do nível do mar, ou seja, dos danos potenciais para as vinhas causados por inundações de água salgada, a intenção do Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica (INRA) é fazer uma nova alocação dessas vinhas já em 2014.
O espaço disponível também já se torna um problema, afinal, cerca de 50 novas variedades de castas chegam ao “vinhedo biblioteca” todos os anos. O novo local proposto para receber as vinhas oferece mais de 170 hectares de área, ainda que alguns remanescentes de floresta tenham de ser desmatados para dar lugar ao valiosíssimo vinhedo.
Independente de quem tenha razão nesse processo, INRA ou os manifestantes, só nos resta esperar que o prejuízo não recaia sobre esse valioso material genético preservado nestas vinhas.
Fonte: Decanter

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!