Painel de Degustação: Pinot Noirs dos EUA safras 2006/2007, na média, uma grande decepção!

Data

Do 10º (Drouhin) ao 1º lugar (Marcassin), os PN’s norte-americanos presentes no painel
Como tenho uma experiência de degustação bastante limitada com esses vinhos, devo ter provado não mais que uma dúzia de rótulos distintos, posso até estar cometendo algum grau de injustiça com esses Pinot Noirs produzidos nos EUA, mas o painel foi bastante decepcionante! Talvez as minhas expectativas é que fossem altas demais, buscando um conjunto de características que os assemelhassem aos seus irmãos da Borgonha que tanto aprecio…
A qualidade dos produtores e a origem dos vinhos não poderiam justificar minha impressão geral, afinal, os pinots do Oregon e da Califórnia presentes no painel, são considerados bons exemplos desta difícil casta fora de seu terroir de origem. De um modo geral, todos os vinhos presentes obtiveram boas avaliações da crítica, mas mesmo assim, apenas três ou quatro conseguiram me agradar, sendo que um deles, por sinal, o vencedor do painel, realmente mereceu um destaque especial (mesmo com incríveis 15,6% de álcool).
A prova já começou mal para mim, afinal, o vinho que eu mesmo levei para a degustação, cheio de boas expectativas, já que possuía o famoso sobrenome do négociant francês Drouhin e era feito no Oregon, foi uma decepção, ficando (merecidamente) em último lugar. 
O que me incomodou na maior parte destes vinhos foi grande contraste entre o excesso de alguns elementos (fruta madura demais, madeira aparente, álcool elevado) e a falta de outros (acidez, elegância, harmonia). Essa degustação foi para mim, um verdadeiro “samba atravessado”, ou então, fui eu quem não entendeu o seu compasso!
Veja a ordem de classificação dos vinhos presentes neste painel e deixe-me conhecer sua experiência com aqueles que você já tiver degustado:
10º lugar: Domaine Drouhin Cuvée Laurène 2007 – Willamette Valley (Oregon)

9º lugar: Goldeneye 2006 – Anderson Valley (Mendocino – Califórnia)

8º lugar: Freestone 2007 – Sonoma Coast (Califórnia) 

7º lugar – Coelho Paciência 2006 – Willamette Valley (Oregon)

6º lugar: Merry Edwards Flax Vineyard 2007 – Russian River (Sonoma – Califórnia)

5º lugar: Wind Race 2007 – Russian River (Sonoma – Califórnia)

4º lugar: Domaine Serene 2007 – Willamette Valley (Oregon)

3º lugar: Ancien 2007 – Russian River (Sonoma – Califórnia)

2º lugar: Pahlmeyer 2006 – Sonoma Coast (Califórnia)

1º lugar: Marcassin Blue-Slide Ridge Vineyard – Sonoma Coast (Califórnia)
Depois deste painel de Pinot Noir um tanto aquém de minhas expectativas, terminaremos o ano da Desconfraria com um painel de tintos de Margaux e St-Julien (Bordeaux) das safras 2004/2005. Creio que por aqui as surpresas, se houverem, serão muito boas…

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!