Top 100 Wine Spectator 2013: divulgado o vinho do ano! Uma grande e bem-vinda surpresa…

Data

O Top 100 da Wine Spectator comemora seu 25º aniversário de existência e traz um grande (e acho que inédita) surpresa no posto de melhor vinho do ano: um Rioja da safra 2004, produzido pela CVNE (Compañía Vinícola del Norte de España)!
Cune Rioja Imperial Gran Reserva 2004
WS95 – US$63 – 4.000 caixas produzidas
Nos últimos 20 anos, a Espanha sofreu uma dramática reviravolta em sua indústria vinícola, profundamente enraizada na tradição. O epicentro dessa revolução em estilo e caráter se deu justamente na região vinícola de maior prestígio do país, a Rioja. 
A partir da década de 1990, surgiu um debate vigoroso entre as bodegas tradicionalistas e uma onda de novos viticultores prontos a dsr um sopro de modernidade para a região. Poderiam os Riojas ainda manter o o estilo elegante e flexível, que floresceu no início do século XX? Ou deveriam adotar uma abordagem mais moderna, com vinhos mais estruturados, em harmonia com o que estava acontecendo com outros grandes tintos pelo mundo?
Apesar da feroz polêmica, poucos foram os produtores que encontraram um meio termo e se mostraram abertos a alguma inovação em seus vinhos. Fundada pelos irmãos Eusébio e Raimundo Real de Asúa, em 1879, a CVNE foi uma delas. Por sua capacidade de equilibrar o passado e o futuro numa deliciosa harmonia, e chegar ao mercado americano com uma ótima relação preço x qualidade (US$63), o CVNE Imperial Gran Reserva 2004 foi escolhido como o Wine of the Year da Wine Spectator em 2013. Mais do que merecido!

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!