Direto da Taça: Château Cheval Blanc 1999, um blend perfeito entre a opulência e a elegância!

Data

Château Cheval Blanc 1999
Existem poucos adjetivos que ainda não foram usados para descrever a qualidade e a magnitude deste vinho de Saint-Emilion. Ainda que ele divida o posto de 1er Grand Cru Classe A, o mais elevado desta apelação, com os châteaux Ausone, Angelus e Pavie (estes dois últimos somente a partir de 2012), seguramente ele se posiciona como o mais aclamado dentre eles, especialmente o da safra 1947, considerado um dos melhores vinhos já produzidos em Bordeaux. 
Devo ter tido a chance de degustar quase uma dúzia de safras distintas deste grande vinho, desde um respeitável senhor da safra de 1960, quando ele estava completando 50 anos de vida, até um 2003, degustado recentemente. Sempre gostei tanto do que encontrei nestas garrafas que guardo um 1967 (minha safra de nascimento) para ser bebido qualquer hora dessas.
Esse Cheval Blanc 1999 foi um dos poucos que tive o prazer de degustar pela segunda vez, agora já mais próximo de seu momento ideal. Elaborado com a receita clássica de Saint-Emilion (59% Merlot e 41% CF) ele faz jus ao nome de seu castelo, um cavalo branco puro sangue com um mix perfumado de frutas negras, o onipresente alcaçuz que remete às notas mentoladas e um leve “cheirinho” de chá preto. Apesar desses aromas insinuarem que ele poderia se revelar pesado e excessivamente maduro na boca, no palato o vinho revelou toda a sua nobreza, com taninos polidos, sem arestas, acidez “ninja” (como dizem alguns amigos meus…) e presença sob medida de carvalho francês, dando-lhe aquele toque final de refinamento esperado em um grande vinho de Bordeaux. O vinho conseguiu a façanha de se transformar a cada gole, às vezes opulento, às vezes elegante. Um dos melhores vinhos de Bordeaux do ano, emocionante!

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!