Direto de Portugal: Solar de Merufe Grande Reserva Extra Seco 2003, um surpreendente espumante de vinho verde com 12 anos de idade!

Data

Solar do Merufe Grande Reserva Extra Seco 2003: perfeito aos 12 anos de idade! A conta não está errada, o vinho base é da colheita de 2001…
Os vinhos estão sempre a nos surpreender e no caso de Portugal, essas surpresas costumam ser ainda mais frequentes. Não imaginava encontrar por lá um espumante deste quilate e idade feito pelo método champenoise em plena região do Vinho Verde. 
A primeira vez que eu ouvi falar do Solar de Merufe, propriedade situada nos arredores de Viana do Castelo, foi quando ele recebeu o prêmio regional de práticas sustentáveis em enoturismo da associação Great Wine Capitals. 
A Quinta do Merufe é datada do século XV e dedica-se ao enoturismo e a eventos comemorativos, mas elabora vinhos na propriedade há séculos, sempre focando na elaboração de produtos que tenham a tipicidade regional e se utilizem de práticas ambientalmente sustentáveis, respeitando a riqueza paisagística da região onde está inserida.
Este inusitado espumante de Vinho Verde foi elaborado com uvas 100% Loureiro, uma típica casta branca do Minho, utilizando o método champenoise (ou tradicional). Apesar da indicação no rótulo “2003”, segundo João Nuno Coutinho, que me apresentou esta novidade, o vinho base é de 2001. Assim, em 2003 este vinho base foi colocado nas garrafas onde realizou sua segunda fermentação, amadurecendo por longos 96 meses (8 anos!) nas caves do Solar de Merufe antes de receber o dégorgement. Finalizado sem adição de açúcar, ele foi classificado como um “Espumante Bruto Natural”.
Impressões de degustação:
De imediato, a coloração “ouro velho” tendendo para o alaranjado do espumante chamou a atenção, destacando-se sobre uma perlage e mousse apenas medianas. Os aromas de frutas secas, amêndoas e mel, dominaram a percepção olfativa, seguidos de um paladar rico e dotado de ótima complexidade. Deixou claro que não é um espumante voltado apenas para o lado do frescor e da fruta, mas feito para explorar ao máximo a capacidade evolutiva da casta vinificada em versão espumante. 
É um daqueles vinhos que como dizem os amigos de um fórum voltado para vinhos naturais e tradicionais merece um simples e preciso adjetivo: Lindo!!!

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!