Painel de Degustação: Tops Chilenos 1999, mantendo a boa forma aos 14 anos de idade!

Data

Tops Chilenos 1999: Santa Rita Casa Real, Almaviva, Clos Apalta, Don Melchor, Seña e Montes Alpha M… Quem disse que eles não envelhecem bem?
O mais recente painel de degustação da Desconfraria nos proporcionou uma rara oportunidade de apreciar alguns dos maiores vinhos do Chile da excelente (e já distante) safra de 1999. Na verdade, o painel permitia a inclusão de vinhos da safra 2000, mas parece que nenhum dos participantes quis arriscar e provamos 8 garrafas de 6 vinhos distintos. 
Aliás, o único rótulo repetido (3 garrafas), o Santa Rita Casa Real, deixou claro que está em plena forma, perto de completar 15 anos de vida, arrebatando o 1º, 3º e 4º lugares do painel. Parece que a presença múltipla deste vinho não foi mero acaso. Curiosamente, há pouco mais de um ano atrás, publiquei um post sobre uma outra garrafa de Casa Real 1999 degustada e que me pareceu evoluída demais. Isso comprova mais uma vez aquela velha questão: há garrafas e garrafas…
Pessoalmente, fiquei bastante contente por este resultado diverso do Santa Rita, um vinho que sempre apresenta um caráter mais elegante que a média dos vinhos chilenos e sempre esteve entre os meus rótulos prediletos do país. Por outro lado, o mau desempenho do Montes Alpha M (eu o levei) e do Seña me surpreenderam. O Montes Alpha M deixou transparecer com essa idade um excesso de madeira que desequilibrou o vinho, enquanto o Seña destacou um caráter herbáceo acima do desejado.
Outro vinho que merece ser destacado é o Clos Apalta, rótulo que costumeiramente se sai mal neste tipo de degustação comparativa, mas que se portou muito bem neste painel (foi um dos que mais gostei). Os “irmãos” Almaviva e Don Melchor, sempre confiáveis e muito bem elaborados, completaram o painel. Confesso que sempre tive um pouco de implicância com os Almavivas (acho que são sobrevalorizados demais), mas esta garrafa de 1999 estava em perfeitas condições e com vida pela frente. Me curvo a ela…
Veja a seguir, como a foto acima já informa, a classificação final dos vinhos do painel:
1º colocado: Santa Rita Casa Real 1999

2º colocado: Almaviva 1999

3º colocado: Santa Rita Casa Real 1999
4º colocado: Santa Rita Casa Real 1999
5º colocado: Casa Lapostolle Clos Apalta 1999
6º colocado: Concha y Toro Don Melchor 1999
7º colocado: Seña 1999
8º colocado: Montes Alpha M
*A gravata vermelha é o símbolo do pior vinho do painel
A próxima parada da Desconfraria será daqui a duas semanas, com vinhos portugueses das safras 2004/2005 de qualquer parte do país, exceto o Douro (que já foi tema específico neste ano). Um painel mais amplo e que trará boas surpresas, ainda que o Alentejo deva ser a região de maior representação na degustação. Saberemos em breve…

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!