Pesquisa revela que o "gosto de rolha" ou "bouchonée" não age como se pensava!

Data

Cientistas japoneses descobriram que o modo como se compreendia a ação do TCA (tricloroanisol) no vinho, causador do conhecido “bouchonée” ou “gosto a rolha”, estava totalmente equivocado. Em vez de emitir um odor ruim como se pensava anteriormente, a pesquisa japonesa acredita que o TCA altera a percepção sensorial do degustador, inibindo sua capacidade de sentir cheiros.

Essas conclusões fazem parte de um estudo publicado on-line pela Proceedings of the National Academy of Sciences (EUA). “O entendimento sobre os efeitos do TCA foi completamente alterado a partir deste estudo,” disseram os doutores Hiroko Takeuchi e Takashi Kurahashi, da Universidade de Osaka.

O estudo indica que os aromas mofados, freqüentemente encontrados nos vinhos com gosto de rolha, podem ser causados pela supressão dos receptores olfativos no nariz. Isso, segundo os pesquisadores, não é tão incomum quanto parece. Entendendo melhor os efeitos da contaminação causada pelo TCA, a pesquisa deverá ajudar os produtores a melhorar a qualidade de seus vinhos.

Fonte: Decanter

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!