A "Eva" de todas as videiras tem 8.000 anos de idade!

Data

Vinha de Tokay com 125 anos de idade
Você sabia que, apesar de existirem diferentes tipos de uvas para fazer vinho, a maior parte vem da mesma família? Ao contrário do que se acreditava, as diferentes castas compartilham quase a mesma informação genética, uma história de mutações e evoluções que começou a cerca de 8.000 anos atrás com a Vitis vinifera.
Assim, a Merlot está intimamente relacionada com Cabernet Franc, que por sua vez é uma das mães da Cabernet Sauvignon, que foi “desenhada” pela Sauvignon Blanc, filha do Traminer, que também é pai da Pinot Noir, mãe da Chardonnay e assim por diante, nesta longa árvore genealógica da Vitis vinifera.
Sean Myles, um geneticista da Universidade de Cornell (EUA), quebrou o código genético das uvas que são utilizadas na produção de vinhos e analisou o genótipo de cerca de 1.000 amostras vindas da coleção de germoplasmas dos EUA, demonstrando que elas compartilham extensas interconexões genéticas.
“Descobrimos que 75% das variedades possuíam maior semelhança com seus ‘pais e filhos’ do que com seus ‘irmãos’. Achávamos que elas vinham de diferentes famílias de uva, mas na realidade, estão todas interligadas, como se fossem uma grande família”, disse Myles numa entrevista ao jornal New York Times.
Todos os vinhos que degustamos hoje vêm da mesma espécie: a Vitis vinifera, “domesticada” uns 8.000 anos atrás, na área onde hoje estão o Irã, Geórgia e Armênia, de onde se propagaram pelo Ocidente, ou como apregoa outra teoria, também sofreram o mesmo processo de domesticação em outras áreas do Mediterrâneo. 
A grande preocupação de Myles em sua pesquisa, é exatamente com essa baixa diversidade genética, capaz de tornar a Vitis vinifera muito suscetível ao surgimento de uma nova praga ou doença, como aconteceu com a filoxera no século XIX, capaz de acabar com a maioria das variedades de uvas que conhecemos. Uma perda absolutamente irreparável para o mundo do vinho!
Fonte: CNN Expansion

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!