Direto da Taça: Achaval Ferrer Altamira 2006 x Trapiche Viña Jorge Miralles 2008, um bravo desafio entre grandes malbecs!

Data

Achaval Ferrer Altamira 2006 x Trapiche Viña Jorge Miralles 2008
Analisando a história das vinícolas Achaval Ferrer e Trapiche, poderíamos dizer que elas estão em lados opostos da viticultura argentina, já que a primeira é uma jovem e pequena bodega de apenas 15 anos de vida, enquanto a tradicional e gigantesca Trapiche se aproxima dos 130 anos de existência. Por outro lado, a qualidade desses poderosos malbecs apresentados aqui, densos e concentrados, dominados por frutas negras e taninos muito maduros, indiscutivelmente os aproximam como se o tempo e a escala de cada uma não importassem.
O segredo para essa similaridade está nas vinhas velhas que ambas utilizam na elaboração desses vinhos. A Finca Altamira, da Achaval Ferrer, tem apenas 6 hectares, mas guarda um tesouro: vinhas de Malbec com mais de 80 anos de idade plantadas em “pé franco” (sem enxerto). Por seu lado, a Trapiche, dona de mais de 1000 hectares de vinhedos, seleciona anualmente as três vinhas de melhor qualidade na safra para produzir vinhos Single Vineyard. Na safra de 2008, a Viña Jorge Miralles foi uma destas três selecionadas para a linha Terroir Series da vinícola.
Impressões de degustação:
Apesar dos dois anos a mais do Altamira, ambos apresentaram uma coloração púrpura, quase violeta, densa e muito escura. Os aromas também se mostraram muito semelhantes, dominados por frutas negras licorosas, grafite e notas de baunilha e cedro. O paladar foi o grande diferencial entre os vinhos. Enquanto o Jorge Miralles mostrou mais foco no vigor e maciez dos taninos, o Altamira buscou realçar sua acidez, ficando mais elegante, equilibrado e agradável na boca. Obviamente, isso não tira o mérito qualitativo do Jorge Miralles, ele apenas tem aquele estilo mais “malbecão” bem conhecido dos consumidores. Uns preferem, outros não. A grande vantagem do vinho da Trapiche é o preço, cerca de metade do vinho da Achaval Ferrer…

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!