Direto da Taça: Calcu Reserva Cabernet Franc 2010, ótima qualidade e preço surpreendente!

Data

Calcu Reserva Cabernet Franc 2010
Já fazia um bom tempo que eu não encontrava um vinho chileno de tão boa relação entre preço e qualidade, elaborado com a casta Cabernet Franc então, não via nada de interessante neste sentido, desde os tempos do ótimo Valdivieso Single Vineyard.
Em recente degustação de vinhos promovida pela loja virtual Buywine, tive a oportunidade de conhecer diversos rótulos chilenos focados no quesito preços acessíveis sem comprometimento de qualidade. Dentre os vinhos das duas vinícolas apresentadas, a linha Cartagena da Casa Marin, já me era familiar e mantém um ótimo nível em sua faixa de preço, mas foram alguns vinhos da Calcu, um novo projeto vinícola do Vale Colchagua que me chamaram a atenção, com vinhos bem elaborados, com teor de álcool mais baixo (entre 12,5 e 13%) e uso moderado de madeira.
No universo de 5 rótulos degustados, o que mais me impressionou foi justamente este Cabernet Franc Reserva 2010, um vinho sedoso, com aromas efusivos de ameixas secas, tomilho e notas de chocolate amargo. No palato, ofereceu boa intensidade tânica, frescor adequado e maciez surpreendente para um vinho de sua categoria de preço. Tudo isso, como destaquei antes, sem abusar do teor alcoólico (ideais 12,5%) e com uso equilibrado de madeira (9 meses em barricas de carvalho francês). O preço? R$45, no site da Buywine (menor ainda para quem é sócio). Uma pechincha abaixo dos “50 paus” como gosta de dizer meu amigo Didú Russo. 
Avaliação: 91A (a última edição do guia Descorchados concedeu 90 pontos para ele). Recomendo!

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!